Estudantes da UFSC participam do Projeto Rondon no interior da Paraíba

06/08/2014 08:59

 Oito alunos e dois professores da Universidade Federal de Santa Catarina participaram da Operação Guararapes do Projeto Rondon na cidade de Pedras de Fogo, Paraíba, entre os dias 21 e 31 de julho. Durante dez dias, os universitários ofereceram diversas oficinas para a comunidade, com foco em temas relacionados aos temas Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon tem como objetivo a integração social de estudantes voluntários na busca pelo desenvolvimento de municípios carentes do Brasil.

 Além da UFSC, oito alunos e dois professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul colaboraram com as oficinas ministradas em Pedras de Fogo, nas áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção. Juntos, os rondonistas, como são chamados os participantes do projeto, ofereceram dezenas de atividades e palestras durante todo o período que estiveram na cidade do interior da Paraíba.

 A satisfação dos habitantes do município paraibano pela oportunidade de receber orientações sobre diferentes assuntos foi um dos fatores que mais chamou a atenção dos universitários e professores. Para os voluntários, mais do que ensinar técnicas, “o importante é conhecer uma cultura diferente e ver, de perto, as angústias e as alegrias de uma população humilde”.

 Na Operação Guararapes, estiveram presentes 399 universitários de 40 Instituições de Ensino Superior atuando em 20 municípios dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

 Para conhecer mais sobre as experiências dos rondonistas na cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba, durante a Operação Guararapes, acesse o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=hZrYnhgJ_PY.

Projeto Rondon

Conhecer melhor a realidade brasileira, proporcionar o trabalho coletivo e a aplicação dos conhecimentos acadêmicos para o bem-estar de comunidades carentes são alguns dos benefícios do Projeto Rondon. O projeto é realizado em parceria com o Ministério da Defesa e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais e das Prefeituras Municipais.

O Projeto Rondon acontece duas vezes ao ano, geralmente nos meses de janeiro e julho.

Venha participar conosco!!!

Site Pró-Reitoria de Extensão UFSC: http://proex.ufsc.br/projeto-rondon/

Site do Projeto Rondon: http://projetorondon.pagina-oficial.com/portal/.