FORPROEX – SUL elege nova coordenação

13/03/2015 14:38

Os 20 participantes da primeira reunião do ano do FORPROEX – SUL (Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras, Regional Sul), que aconteceu nas últimas segunda e terça-feira, em Santa Maria (RS) elegeram nova coordenação para 2015. A coordenadora eleita é a pró-reitora de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa, professora Marilisa do Rocio Oliveira, e a vice-coordenadora é a pró-reitora de extensão da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), professora Teresinha Heck Weiller.

Estiveram, em Santa Maria, representantes de 14 universidades da Região Sul. A reunião foi coordenada pelo pró-reitor de extensão da UFSC, professor Edison da Rosa. Compareceu também à reunião a pró-reitora adjunta, Maristela Bortolini.

Um dos itens da pauta do encontro foi a discussão da Carta de Curitiba, que começou a ser pensada no 32º SEURS – Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, sediado em Curitiba (PR), em setembro de 2014. A Carta trata da relação entre as Pró-Reitorias de Extensão e as Fundações de Amparo à Pesquisa e Inovação dos Estados do Sul.

Outro item da pauta foi a curricularização das atividades extensionistas, apresentada com base no Plano Nacional de Educação. As apresentações sobre o tema geraram discussões, que resultarão num documento de referência. A previsão é de que até 2020 todas as Universidades tenham até 10% do seu currículo destinado a projetos de extensão. A importância desse debate está no fato de que o número de projetos de extensão ainda é pequeno nas Universidades. A ideia é de que essas atividades sejam incluídas de algum modo no curriculum acadêmico, a fim de que os alunos tenham maior envolvimento com a sociedade em geral.