Curso de especialização em atenção à saúde da pessoa idosa forma 40 profissionais

17/07/2015 14:47

A população de idosos no Brasil está cada vez maior. Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos, a quantidade de habitantes com mais de 60 anos era de cerca de 13 milhões

Solenidade de encerramento do curso. Foto: Tamiris Moraes/Estagiária da Agecom/DGC/UFSC

em 2000; hoje esse número já passa dos 26 milhões e representa mais de 12% da população. Foi com o intuito de especializar profissionais no atendimento de idosos em Santa Catarina que o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) da UFSC, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), promoveu ao longo do último ano o curso de Especialização em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, com encerramento nesta quinta-feira, dia 16 de julho, pela manhã no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade.

Esta edição formou 40 profissionais da área da saúde. Os alunos participantes já estavam inseridos no mercado de trabalho e estudaram quinzenalmente às sextas e sábados. Segundo Ângela Maria Alvarez, coordenadora do curso de especialização, ainda que o NETI tenha o costume de oferecer capacitação para atendimento de pessoas idosas, “esta é a primeira vez que o treinamento é direcionado unicamente para profissionais da área da saúde, uma vez que conta com a participação do MS”.

O NETI pertence à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e é o projeto atuante na UFSC com maior longevidade. O curso é de extrema importância também para a PROEX porque possui um grande retorno social para a comunidade. “A população brasileira envelhece cada dia mais, e existe uma necessidade crescente de se qualificar os profissionais que já atuam na área para que eles estejam preparados para lidar adequadamente com essa população de idosos”, explica a Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Maristela Bortolini.

Jordelina Schier, coordenadora do NETI, acredita que, para muito além da capacitação técnica, “todos os profissionais também pretendem envelhecer com qualidade de vida, por isso é importante que nos qualifiquemos o melhor possível, para que possamos atender tanto às demandas dos pacientes quanto às nossas próprias demandas”.

No encerramento do curso também estavam presentes os professores envolvidos na capacitação; Leny Baessa, presidente do conselho do idoso de Florianópolis; Eliane Matos, representante do Hospital Universitário; Carla Cerdote, membro da Coordenadoria de Educação Continuada; e Maria Ytaíra, chefe do Departamento de Enfermagem. Segundo Maria, o curso de capacitação foi um grande sucesso e existem planos para que seja iniciada uma segunda edição em agosto deste ano.

Mais informações:

Wagner Reis/Estagiário de Jornalismo da Agecom/UFSC