UFSC participa da Operação Forte dos Reis Magos do Projeto Rondon

09/08/2016 14:16

No período de 09 a 24 de julho de 2016 foi realizada a Operação Forte dos Reis Magos do Projeto Rondon em 10 Municípios no estado do Rio Grande do Norte com mais uma participação da UFSC.

Equipe Rondonistas UFSC - Operação Forte dos Reis Magos

Equipe Rondonistas UFSC – Operação Forte dos Reis Magos

A UFSC esteve presente na cidade de Pedro Velho e, em parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC),  desenvolveu várias ações dentro das áreas de Cultura, Educação, Direitos Humanos e Justiça e Saúde. Estas ações tiveram como objetivo tanto o desenvolvimento das comunidades locais como a troca experiências, possibilitando, além de um melhor desenvolvimento de cidadania, uma valorização da diversidade cultural do nosso país pelos participantes.

A UFSC tem atuado intensamente no Projeto Rondon desde a sua criação e, caso haja interesse, os estudantes devem ficar atentos aos processos seletivos geralmente disponibilizados no site da Pró-Reitoria de Extensão (http://proex.ufsc.br/projeto-rondon/). Outras informações mais detalhadas desta e de outras Operações podem também ser acessadas pelo site oficial do Projeto Rondon (http://projetorondon.defesa.gov.br/).

O sucesso da atuação dos rondonistas na Operação Forte dos Reis Magos pode ser medido por dois eventos que não constavam em sua programação. O primeiro foi através da comunidade de Cuité onde os rondonistas atuaram por um dia todo, ainda na primeira semana do projeto. A população local, como forma de mostrar sua gratidão, se reuniu e ofereceu um almoço com comidas típicas para os rondonistas na segunda semana do projeto. O segundo evento foi pela prefeitura de Pedro Velho que, no último dia, realizou uma cerimônia de despedida com homenagens a todos os rondonistas, onde foi ressaltado a abrangência das comunidades e população atendidas além da cordialidade e atenção dispensadas pelos rondonistas.

Como coincidência, o Prof. Edmilson R. Klen, coordenador do grupo da UFSC, além de seu aniversário, festejou a sua 10˚ participação em operações do Projeto Rondon pela UFSC. Foi também o palestrante convidado na reunião de fechamento da Operação Forte dos Reis Magos na cidade de Natal-RN, representando todos os rondonistas.

A UFSC participou na cidade de Pedro Velho-RN com os seguintes rondonistas:

Professor Edmilson Rampazzo Klen Eng. Mecânico – Chefe do Dpto de Expressão Gráfica (EGR)
Professora Renata Goulart Castro Cirurgiã Dentista – Dpto de Odontologia
Aluno(a) Aline Muriel Vicentini Arbelo Serviço Social/ 6ª fase