Projeto de extensão “Viver Saudável” promove grupo de apoio “Saúde Consciente”

14/10/2016 09:30

O projeto de extensão “Viver Saudável” está promovendo um grupo de apoio multidisciplinar chamado “Saúde Consciente” em horário noturno, destinado a pessoas que querem adquirir mais qualidade de vida e saúde!

Consiste em um  programa dinâmico e divertido com uma palestra de assuntos variados, terapia e dinâmica de grupo e acompanhamento da saúde dos participantes por profissionais e acadêmicos da UFSC com experiência prévia.

Data: Todas as terças-feiras a partir de 18/10/2016

Horário: 18:30 às 19:40

Local: Sala CCS 926 (prédio de aulas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) na UFSC.  Próximo ao HU, ao lado do Banco do Brasil agência Universitária)

Inscrições: viversaudavel@contato.ufsc.br

Totalmente Gratuito!

Descrição: As Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) são as principais causas de invalidez e morte precoce sendo responsáveis por 74% dos óbitos no Brasil. Suas principais causas estão relacionadas ao estilo de vida moderno, como sobrepeso, sedentarismo, má alimentação, stress, ansiedade e muitos outros. Dentre elas destacam-se as doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crônicas, câncer, obesidade, dislipidemias, insuficiência renal crônica, ansiedade e depressão. No Brasil, o número de pessoas com sobrepeso, vida sedentária e estressante tem aumentado nas últimas décadas favorecendo, de forma decisiva, o desenvolvimento de várias DCNT, principalmente doenças cardiovasculares e diabetes tipo II. A boa notícia é que as principais doenças descritas de maior morbidade e mortalidade podem ser evitadas ou atenuadas com mudanças simples nos hábitos de vida.