Núcleo de Educação Ambiental da UFSC recebe homenagem por atividades desempenhadas em Florianópolis

17/06/2019 11:01

No dia 05 de junho de 2019, dia mundial do Meio Ambiente, o NEAmb (Núcleo de Educação Ambiental da UFSC) recebeu uma homenagem na sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis, em reconhecimento às atividades desempenhadas no município.

Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis – Natália Silvério

Na ocasião, a acadêmica Natália Silvério recebeu o certificado em nome do Núcleo e destacou a importância da extensão universitária e educação ambiental, bem como as atividades desenvolvidas pelo NEAmb ao longo de 12 anos.

Foi ressaltado também que o NEAmb é uma iniciativa de estudantes que só foi possibilitada a partir do apoio institucional da Universidade Federal de Santa Cataria, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, do Centro Tecnológico e da Pró-Reitoria de Extensão .

Sobre o NEAmb

O NEAmb é um núcleo de extensão vinculado ao curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC e reconhecido pelo Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, onde fica sua sede. O Núcleo nasceu em 2007 e desde então vem sonhando e desenvolvendo diversos projetos voltados à Educação Ambiental.

O Núcleo é uma iniciativa de estudantes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental envolvidos em projetos interdisciplinares de extensão universitária. O principal objetivo é inserir e trabalhar as questões socioambientais em todos os centros da UFSC e nas comunidades de atuação dos projetos, incentivando metodologias interdisciplinares e desenvolvendo pesquisas com a aplicação de tecnologias sociais, através do suporte técnico e do conhecimento gerado na Universidade. Outras ações do grupo são mutirões, palestras, aulas, dinâmicas, oficinas, capacitações, trotes eco-solidários e intervenções artísticas diversas.

Em 2019, nossos principais projetos estão atuando juntos na escola Beatriz de Sousa Brito. São eles:

Bioconstrução: utiliza e estimula princípios da permacultura e da bioconstrução, atuando também com construções como exemplo tátil de sustentabilidade e interdisciplinaridade.

Captando consciência: procura valorizar a água, abordando seu ciclo e  gestão de uso, bem como desenvolvendo um projeto de captação de água da chuva para a escola.

Lixo zero: com base no conceito Lixo Zero promove a educação ambiental e práticas de economia circular e solidária. Busca conscientizar a comunidade escolar incentivando a valorização, redução da geração, reutilização, reciclagem e compostagem dos resíduos

Mãos à Horta!: Promove a transformação da paisagem com o cultivo de hortas a partir de princípios de design permacultural e agroecologia, resgatando o uso e cultivo de plantas medicinais e PANCs.

Contato: Facebook (facebook.com/pagina.neamb/), Instagram (instagram.com/neamb_ufsc/)