Estudantes da UFSC embarcam para operação do Projeto Rondon no Mato Grosso do Sul

06/07/2018 13:03

Sob a coordenação dos professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Edmilson Rampazzo Klen e Renata Goulart Castro, a equipe de oito estudantes embarcou nesta sexta-feira 06 de julho, na Base Aérea de Florianópolis. Para esta viagem a Força Aérea Brasileira (FAB) destinou uma aeronave exclusiva para levar os rondonistas de Santa Catarina diretamente ao estado do MS.

A equipe da UFSC, além dos professores é composta pelos estudantes Alan da Costa Quimarães (Engenharia Sanitária e Ambiental), Corine Pereira Gonçalves (Odontologia), Fernanda Martins Reckzegel (Ciência e Tecnologia de Alimentos), Fabiane Smiderle (Odontologia), Lenardo Mariga (Engenharia Elétrica), Lucas Bampi (Geologia), Marlon Corrêa (Medicina) e Tânia Beatriz Hoffmann (Geografia). Juntos eles passarão 15 dias participando da Operação Pantanal, em Nioaque (MS), município com aproximadamente 14.300 habitantes.

Antes da partida a equipe foi prestigiada pela presença da Vice-Reitora da UFSC, Profa. Alacoque Lorenzini Erdmann, juntamente com os professores Alexandre Marino Costa (Pró-Reitor de Graduação), Graziela de Luca Canto (Diretora do Dpto de Extensão da PROEX) e Alcides Milton da Silva (Coordenador do Projeto Rondon na UFSC). Na ocasião a Profa. Alacoque incentivou os rondonistas contando sua experiência no mesmo projeto, quando estava na UFSM.

UFSC na Operação Pantanal

Ao chegar a cidade de Nioaque, estará participando concomitante a UFSC, o Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), Rio de Janeiro (RJ),  também com uma equipe composta de oito estudantes e dois professores. Neste período, a UFSC desenvolverá atividades nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e a UNILASALLE nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Estas ações têm como principais objetivos, contribuir para a formação do universitário como cidadão: integrando o acadêmico ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país; consolidando no universitário brasileiro, o sentido de responsabilidade social e coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais;  estimulando no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas; e contribuindo para a melhoria das condições de vida e bem-estar da população do Município de Nioaque – MS, por meio de ações que tragam efeitos duradouros para a economia, a saúde, a educação e o meio ambiente.

A Operação Pantanal acontece entre os dias 06 a 22 de julho de 2018 e contará com a participação de 24 IES e 240 rondonistas, que atenderão 12 cidades de Mato Grosso do Sul. Toda a cobertura da operação pode ser acompanhada através do site do Projeto Rondon e pelas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

A importância do Projeto Rondon

Para o professor do Departamento de Saúde Pública (SPB) e coordenador do Projeto Rondon na UFSC, Alcides Milton da Silva, a participação dos estudantes interfere de forma positiva na saúde e desenvolvimento social da comunidade dos municípios atendidos. As áreas onde atua, são aquelas que possuem maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como aquelas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Locais que apresentam os piores indicadores de saúde, como mortalidade infantil, mortalidade materna, doenças e deficiência do saneamento básico, o que interfere na saúde da população. O projeto Rondon tenta levar para essas áreas melhores condições de atendimento e equidade para população, explica. Além da coordenação, o professor foi também rondonista (coordenador de equipe), participando de duas Operações. A primeira foi em 2008, na Operação denominada Grão-Pará em Joaquim Pires, Piauí (PI), e a segunda em 2010, durante a Operação Centro-Nordeste, em Ichú, Bahia (BA). Segundo ele, o Projeto Rondon é mais que um projeto educacional e social, é uma poderosa ferramenta de transformação social, na medida em que conscientiza jovens que terão nas mãos o destino deste país e da importância do seu papel de protagonista na busca de uma sociedade mais justa.

Pela sua história e vasta abrangência de atuação no território nacional, o Rondon é um dos maiores projetos de extensão do país onde os estudantes devem apresentar o caráter voluntário para fazer parte dessa equipe. “Eles já devem possuir essa concepção, haja vista estarem construindo uma formação profissional revestida da maior responsabilidade social”, sugere e relata: “Em Joaquim Pires um dos alunos rondonistas, após concluído seu curso de graduação retornou para realizar o curso de pós-graduação (mestrado) naquele município. Espero que cada vez mais multipliquemos nossas ações!”, finaliza.

Rondon em números

A UFSC tem atuado no Projeto Rondon desde a sua criação, essa será a 28ª participação de uma equipe pela Universidade. O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e estabelece que suas regiões prioritárias de atuação são aquelas com maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a Diretriz Estratégica do Projeto Rondon prioriza as regiões norte e nordeste do país. Ao todo, já participaram cerca de 19.370 rondonistas em 152 operações, a previsão para este ano é a participação de mais 440 rondonistas distribuídos na operação Pantanal e Palmares.

Projeto Rondon na UFSC: http://proex.ufsc.br/projeto-rondon/

Projeto Rondon Nacional: https://projetorondon.defesa.gov.br/portal/