11 DE JULHO – DIA DO RONDONISTA

11/07/2022 10:42

­

Dia 11 de julho, é comemorado o Dia do Rondonista. A data marca a primeira missão do projeto, batizada como Operação Zero que ocorreu em 1967.

Na época, um pequeno grupo de pioneiros contou com trinta universitários e dois professores voluntários do então Estado da Guanabara, apoiados pelo Ministério do Interior e pelo Exército Brasileiro. Embarcou para Rondônia a fim atuar ao longo da estrada de rodagem que estava sendo construída em substituição à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré que se estende por 366 quilômetros na Amazônia, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, construída no país, entre 1907 e 1912.

Tão logo os estudantes retornaram de Rondônia, propuseram o prosseguimento ao trabalho iniciado no território visitado. A esse projeto deram o nome de Projeto Rondon, em homenagem ao bandeirante do século XX, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

­

UFSC e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) junto a Brigada Foz do Amazonas – 2022

­

Os rondonistas, com sua criatividade e força jovem, têm colocado, por décadas, o conhecimento científico a serviço dos desafios encontrados nas cidades brasileiras com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), maiores índices de pobreza, exclusão social, bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Essa vivência de extensão, no momento de sua educação acadêmica, tem contribuído para a formação de profissionais tecnicamente competentes e eticamente mais comprometidos com uma sociedade mais justa.

­

Prefeito Bruno Mineiro de Tartarugalzinho, prestigiando a abertura da Operação Amapá – 2022

­

Projeto Rondon, lição de vida e cidadania, iniciativa que valoriza a solidariedade.

Parabéns e Felicidades a todos os Rondonistas!