PROEX participa da Aula Inaugural do Núcleo de Estudos da Terceira Idade – NETI

29/08/2022 09:33

­

‘E na tarde do dia 25 de agosto foi realizada no auditório do Centro de Ciências da Saúde da UFSC, a aula inaugural para o segundo Semestre das atividades do Núcleo de Estudos da Terceira Idade-NETI.

A Aula contou com a palestra do fisioterapeuta e Consultor em Gerontologia, Paulo de Medeiros, com o tema “Como Tornar Florianópolis uma Cidade Amiga da Pessoa Idosa.”

Participaram da mesa principal a Coordenadora do NETI, professora Ana Maria Justo, o professor Alcides Milton da Silva, representando a Pró-Reitoria de Extensão da UFSC, a Sra. Zuleika Costa Ribeiro, Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Florianópolis e o Sr. Pedro Rogério Martins, Presidente do Centro de Estudantes do NETI.

O professor Alcides Milton da Silva deu ênfase à questão demográfica e a mudança da pirâmide com o crescimento do percentual de pessoas com mais de 60 anos. Zuleika Costa Ribeiro falou sobre o Conselho Municipal do Idoso e se colocou à disposição para esclarecimentos e informações, principalmente no que se refere à Legislação.

A Coordenadora do NETI, Professora Ana Maria Justo, deu destaque à sua chegada ao NETI nesse início de semestre, fazendo menção ao fato de ter encontrado e recebido o apoio de uma ótima equipe. Ana Maria Justo falou sobre o pioneirismo do NETI no Brasil – o Núcleo foi a primeira Universidade Aberta da Terceira Idade no País, criado ainda no início dos anos 80 – chamou atenção para o momento difícil enfrentado com a Pandemia da Covid 19, que terminou por contribuir para uma redução significativa do número de alunos matriculados e para uma menor oferta de atividades socioeducativas e antecipou festejos de uma grande celebração em Novembro, quando o NETI estará comemorando 40 anos de existência.

A Aula Inaugural contou ainda com a tradicional presença do Grupo de Canto Vozes da Ilha, que foi aplaudido de pé pelo público presente no local.’

­

Texto: Vanda Araújo/Jornalista com informações e colaboração de Janete Becker/Diretora Financeira do CENETI.
Foto: Franciele Forcelini/Designer, Doutoranda Pós Design UFSC.