PROEX recebe os coordenadores do “Projeto Rondon” e “UFSC com a Aldeia”

31/08/2022 08:10

­

No último dia 26 de agosto, o Diretor Executivo da Pró-Reitoria de Extensão, professor Narbal Silva, a Coordenação do Projeto Rondon na UFSC, professores Alcides Milton da Silva e Edmilson Rampazzo Klen receberam na PROEX, o coordenador do projeto ‘UFSC com a Aldeia’, professor Daniel Ricardo Castelan para apresentar a proposta de uma construção conjunta e a troca de experiências já consolidada no ‘Projeto Rondon’ na UFSC.

O projeto ‘UFSC com a Aldeia’, com previsão de execução a partir do início de 2023, tem como objetivo, em um primeiro momento, apresentar a UFSC para as aldeias indígenas do Estado de Santa Catarina e compartilhar a vivência de estudantes indígenas em seu ingresso na UFSC.

Tem no seu desdobramento, o propósito de fazer com que os estudantes indígenas dos mais variados campos do conhecimento, auxiliem na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas do estado, ampliando o bem-estar e a qualidade de vida desta população.

“Certamente, com a aquiescência destas comunidades consideradas quanto a sua etnia, serão desenvolvidas atividades nas mais variadas áreas temáticas como a saúde, educação, meio ambiente, direitos humanos e justiça, dentre outras.” (prof. Alcides Milton da Silva – Coordenador do Projeto Rondon)

Contribuirá para a formação do universitário como cidadão, assim como poderá estimular a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades indígenas.

Nos moldes do Projeto Rondon será caracterizado como um projeto educacional e social, uma poderosa ferramenta de transformação social, com elevada importância na busca de uma sociedade mais justa.

­