PROEX recebe Associação Casa da Mulher Catarina e Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Santa Catarina

13/09/2022 14:43

 

Pró-reitora de extensão, Olga Regina Zigelli Garcia, recebe a presidente da Associação Casa da Mulher Catarina (ACMC), Clair Castilhos, e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Santa Catarina (CEDIM/SC), Célia Fernandes.

Nesta terça-feira a Pró-reitora de Extensão, professora Olga Regina Zigelli Garcia, recebeu em seu gabinete a presidente da Associação Casa da Mulher Catarina (ACMC), Clair Castilhos (professora aposentada do departamento de saúde pública da UFSC), e a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Santa Catarina (CEDIM/SC), Célia Fernandes, para reafirmar a importância da parceria da UFSC para o pleno funcionamento da ACMC.

Fundada em fevereiro de 1989, a Casa da Mulher Catarina, completa 30 anos de existência. É uma organização não governamental, constituída por mulheres feministas, articulado com a Universidade Federal de Santa Catarina na forma de um projeto de extensão do Departamento de Saúde Pública. Desenvolve atividades de reflexão e ação com a finalidade de encaminhar as demandas das mulheres no estado de Santa Catarina, em três eixos:

1. Saúde, direitos sexuais e reprodutivos;

2. Sensibilização e capacitação de mulheres para atuação política/política eleitoral; e

3. Luta antirracista e contra a discriminação às mulheres negras.

Reconhecendo a importância da Casa da Mulher Catarina, para o empoderamento e autonomia das mulheres no estado, a Pró-reitora garantiu a parceria da UFSC no que diz respeito ao espaço físico para o pleno funcionamento da ONG, além de demonstrar interesse em futuras parcerias para realização de projetos de extensão interdisciplinares, que visem à melhoria da realidade de vida da mulher catarinense.