Edital COVID-19

A PROEX divulga os projetos oferecidos por meio do Edital nº 4/2021/PROEX- Edital COVID-19.

Última atualização: 20/08/2021.


Ações preventivas e educativas sobre COVID-19 após alta hospitalar para puérperas e recém-nascidos
Coordenadora: Ariane Thaise Frello Roque

Esta é uma atividade de extensão gratuita e educativa dirigida às puérperas e recém-nascidos atendidos no alojamento conjunto do Hospital Universitario Polydoro Ernani de São Thiago – HU/UFSC com o objetivo de Desenvolver atividades educativas e interdisciplinares às puérperas e suas famílias do 1º ao 12º mês de pós-parto. É uma ação coordenada por docentes do Departamento de Enfermagem, com a participação de profissionais que atuam na maternidade do HU, guiada por pressupostos das boas práticas em saúde, além da diretrizes e recomendações nos cuidados relativos ao COVID-19 do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. As puérperas serão convidadas a participar das ações a partir da divulgação no momento da alta hospitalar no alojamento conjunto de um hospital universitário no sul do Brasil. Um folder explicativo será anexado na caderneta do bebe com as informações do projeto: objetivo, endereço online, periodicidade dos encontros via videoconferência e número do WhatsApp para contato. Desta forma a adesão ao projeto é voluntária e cada encontro possui participantes diferentes, estimulando às mulheres a buscarem o encontro nos primeiros dias após o parto, porém sem o compromisso de comparecerem semanalmente.

Os encontros em grupo são realizados semanalmente, em plataforma de videoconferência Google Meet, abertos para todas as puérperas, recém-nascidos e familiares que possuem cadastro no formulário do projeto. Este são constituídos de quatro momentos: a) acolhimento; b) desenvolvimento dos temas, inicialmente os profissionais trazem um tema disparador e após esse momento, é possibilitado aos participantes que apresentem suas dúvidas de acordo com suas necessidades, e c) avaliação do encontro. O primeiro momento, o acolhimento, é constituído por uma fala das profissionais recepcionando as puérperas, seus bebes e seus familiares na sala de videoconferência, estabelecendo uma atmosfera para a troca de informações e experiências entre as mulheres que estão vivendo o mesmo momento na vida. O segundo momento, o desenvolvimento de temas, será lançado um tema diferente em cada encontro, que versará sobre questões do pós-parto na perspectiva da prevenção do COVID-19 (amamentação, saúde no puerpério, cuidados perineais, relações sexuais, relações familiares/sociais após o nascimento com o bebê, cuidados com o bebê, desafios da maternidade, dentre outros). Este tema proposto será desenvolvido de forma dialógica e dinâmica, propiciando a participação das mulheres e seus acompanhantes. Em seguida, será aberto para manifestação de dúvidas e questionamentos diversos por parte dos participantes. O terceiro momento, a avaliação do encontro, as mulheres receberão um link para formulário de avaliação no Google Formulários para avaliarem as atividades desenvolvidas para que seja possível refletir e avaliar a contribuição desta atividade para cada puérpera e família e identificar novos temas que devem ser abordados. Caso aconteça, da suspeita ou diagnóstico de COVID-19, os profissionais envolvidos no projeto irão acompanhar e orientar as puérperas e recém-nascidos, via teleconsulta.

Os encontros serão monitorados por meio de: ficha de participação; listas de frequência, de visitantes, de endereços e e-mails dos encontros; fichas de avaliação, depoimentos e entrevistas dos participantes, dos bolsistas, profissionais e acadêmicos que irão participar do projeto; e pesquisas envolvendo os encontros. Este material constitui a base de dados do projeto para ser utilizado em pesquisas, produção de novos conhecimentos e avaliação das atividades.


Ambulatório de atenção nutricional para pacientes pós infecção de COVID19
Coordenadora: Júlia Dubois Moreira


Cuidado integral de pessoas com deficiência e familiares positivados por coronavírus – COVID-19 – SARS-COV-2: modalidade de atendimento virtual síncrono
Coordenadora: Luciana Neves da Silva Bampi


Curso de extensão em direitos humanos para professores da rede básica
Coordenador: Sandor Fernando Bringmann
E-mail: curso.imdh@contato.ufsc.br
Site: imdh.ufsc.br/curso-memoria-e-direitos-humanos
Redes sociais: facebook.com/imdhufsc, instagram.com/imdh.ufsc, twitter.com/ImdhUfsc

Início do curso: 12 de agosto
Aulas síncronas virtuais: quintas-feiras à noite entre 18:30 e 20:30
Inscrições de 6 a 20 de julho: inscricoes.ufsc.br/curso-memoria-direitos-humanos
Divulgação e contato por e-mail com participantes selecionados: a partir de 2 de agosto
50 vagas

Público-alvo: professoras(es) da rede básica de educação de Santa Catarina e graduandas(os) em licenciatura. Outros interessados serão convidados a ocupar as vagas remanescentes, então podem fazer a inscrição.
Certificado de 40h para quem participar de 75% das aulas síncronas e entregar uma atividade final até 22 de novembro na forma de plano de aula ou recurso didático sobre como abordar direitos humanos em sala de aula
Organização: GT Educação do Instituto Memória e Direitos Humanos
Apoio: UFSC, UDESC, PROEX (UFSC), LEFIS (SED-SC/UFSC)

O Instituto Memória e Direitos Humanos convida professores e demais interessados para participar do Curso de Formação em Memória e Direitos Humanos. Trata-se de um curso virtual gratuito, com atividades síncronas e assíncronas, a ser ministrado quinzenalmente no segundo semestre de 2021 por convidados especiais da academia e dos movimentos sociais.

Especialmente durante a pandemia da Covid-19, vivenciamos diversas situações de violação dos direitos humanos. Esses direitos encontram novas dificuldades estruturais de execução que se somam às dificuldades que já estavam postas antes da pandemia, algumas herdeiras das ditaduras civil-militares que governaram a América Latina nos anos 1970. As populações indígenas, as mulheres e as populações de baixa renda, entre outros, são grupos especialmente vulnerabilizados devido à exposição ao contágio pelo vírus, ao confinamento e aos desafios do trabalho informal. Na situação atual de grave crise sanitária e econômica, deseja-se oferecer aos educadores um espaço de discussão sobre direitos humanos e cidadania.

O curso terá 7 encontros síncronos com a seguinte metodologia: na primeira hora, dois convidados farão uma exposição inicial de apresentação e problematização do tema. Na segunda hora, será aberto o debate entre todos os participantes para comentários e perguntas. Pedimos aos participantes que abram suas câmeras sempre que possível a fim de facilitar a interação e a construção coletiva do conhecimento.

Cronograma:
Aula 1: Introdução ao curso (12/08)
Aula 2: Violência e repressão política durante a ditadura (26/08)
Aula 3: Violência e sociedade brasileira (09/09)
Aula 4: História, desenvolvimento e atualidade do movimento negro brasileiro (23/09)
Aula 5: História, desenvolvimento e atualidade dos movimentos indígenas no Brasil (07/10)
Aula 6: Gênero, diversidade e emoções: ontem e hoje (21/10)
Aula 7: Memória e práticas de resistência (04/11)

Após os trabalhos da Comissão Memória e Verdade da Universidade Federal de Santa Catarina (CMV-UFSC), concluídos em 25 de setembro de 2018, a Comissão do Acervo sobre Direitos Humanos, criada pela Portaria Nº 2827/2017/GR, emitida pela Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 20 dezembro de 2017, começou a constituir um Acervo sobre Direitos Humanos a partir dos documentos levantados pela CMV-UFSC. Além desse Acervo, os docentes, técnicos e estudantes dessa Comissão articularam diversas ações voltadas para a defesa dos Direitos Humanos e a criação do Instituto de Memória e Direitos Humanos da UFSC (IMDH/UFSC). Uma das linhas de ação deste Instituto será a promoção da educação em direitos humanos. Como primeira atividade dessa linha, propõe-se um curso sobre direitos humanos voltado a professores que lecionam na rede pública de ensino. Reunião realizada em setembro/2019 entre membros do IMDH e membros da Secretaria Estadual de Educação possibilitou reflexões sobre as primeiras propostas para o curso e um retorno positivo sobre o apoio da Secretaria para a atividade. O curso foi iniciado na Escola Estadual Jacob Anderle em fevereiro de 2020 mas a pandemia da Covid-19 impediu a continuidade das atividades presenciais nas escolas. Durante o ano de 2020 foram organizados então dois ciclos virtuais de Conversas sobre Direitos Humanos no Canal Youtube do IMDH, com 16 lives no total, abordando os temas previstos no curso. Essa experiência nos permitiu explorar metodologias e ferramentas virtuais e estabelecer novos contatos com professores e membros da comunidade escolar para a preparação deste curso.

Divulgação: Apresentação; Programação.


Desenvolvimento de aplicativo baseado em algoritmo genético na simulação do avanço da COVID19 – Divulgação e Orientação Social
Coordenador: Thiago Pontin Tancredi
thiago.tancredi@ufsc.br

Desenvolvimento de aplicativo/jogo para simulação lúdica dos impactos de mutações e ações sociais/políticas na evolução de uma pandemia. Divulgação na Playlist sobre Universidade, Ensino e Sociedade no canal: https://www.youtube.com/channel/UCCorU-hir8ny_0DT9U2DJOg.


Enfrentamento da pandemia de covid-19 em comunidades de Florianópolis-SC
Coordenador: Douglas Francisco Kovaleski
douglas.kovaleski@gmail.com

Desenvolvimento de oficinas educativas junto à comunidade de maneira virtual e presencial a partir das necessidades da comunidade, o projeto visa ainda arrecadar alimentos e de instituições como sindicatos, associações e pessoas físicas para distribuição junto às pessoas de comunidades assistidas pelo Instituto Vilson Groh e Revolução dos Baldinhos. Para tanto, serão produzidos materiais de apoio de forma acessível para toda a comunidade. O que há de fundamental no projeto é a construção a partir da comunidade, desta forma, serão disponibilizadas as mais variadas mídias sociais para aumentar o alcance das ações, seja pelo Facebook, Instagram ou outras mídias.


Grupo de Estudos e Educação em Diabetes Infantil
Coordenadora: Valéria de Cássia Sparapani
valeria.sparapani@ufsc.br
Instagram do Projeto: @geedi.ufsc

Este projeto busca explorar as potencialidades do Grupo Operativo e das estratégias lúdicas de educação, a partir da sua estruturação e implementação enquanto atividade educativa para o tratamento de crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1.
Atividades 2020: https://nfr.ufsc.br/catalogo-digital-de-projetos-extensao-enfermagem-ufsc-2020/


Grupo de Gestantes e Casais Grávidos online: tecnologia educativa interdisciplinar na prevenção à covid-19 em gestantes, puérperas e recém-nascido
Coordenadora: Margarete Maria de Lima
margarete.lima@ufsc.br
Instagram do Projeto: @grupodegestantesufsc
Facebook: Grupo de Gestantes e Casais Grávidos UFSC HU

Este projeto tem por objetivo desenvolver atividades interdisciplinares de educação em saúde na modalidade online visando a prevenção da Covid-19 em gestantes, puérperas, recém-nascidos e família. O Grupo de Gestantes e Casais Grávidos  trabalha com quatro plataformas digitais: Whatsapp, Instagram, Facebook e Google Meet. No Whatsapp ocorrem a interação entre as participantes e a equipe do projeto com esclarecimentos de dúvidas, orientações e acompanhamento, além da disponibilização de materias educativos construído pela equipe do projeto.No instagram e facebook do projeto são postadas informações sobre gravidez, parto, pós-parto, amamentação, cuidados com recém-nascido, prevenção, sinais e sintomas de Covid-19. Os encontros semanais são realizados no Google Meet.
As inscrições das gestantes são realizadas pelo telefone: 3721-8284.


Jornalismo e Ação Comunitária (JAC) 2021
Coordenadora: Melina de la Barrera Ayres


Minuto Coronavírus
Coordenadora: Alexandra Crispim da Silva Boing


NUTRI.COM – Programa de Emagrecimento Baseado em Nutrição Comportamental
Coordenadora: Brunna C. B. Boaventura
brunnab@gmail.com
Instagram: @nutri.com.ufsc

O objetivo deste projeto de extensão é implementar estratégias de prevenção à COVID-19 em indivíduos adultos com sobrepeso e obesidade a partir da criação do NUTRI.COM – Programa de Emagrecimento Baseado em Nutrição Comportamental, a fim de realizar ações nutricionais contínuas de aconselhamento nutricional, baseadas em técnicas cognitivo-comportamentais.


Nutrição é na Cozinha! Habilidades Culinárias e Alimentação Saudável na Universidade
Coordenadora: Manuela Mika Jomori
manuela.jomori@ufsc.br
Página: nutricaoenacozinha.ufsc.br
Youtube: youtube.com/channel/UCbob1SSpD8RI93dRlmC-S8Q
Instagram: @nutricaoenacozinha

O projeto objetiva estimular o desenvolvimento ou aprimoramento das habilidades culinárias para promoção da alimentação saudável durante a pandemia da COVID-19, por meio de Temporadas e episódios com o tema culinária e nutrição.


O manga comics como estratégia de comunicação em saúde para a prevenção da Covid-1 em ambiente escola
Coordenador: Alberto Sumiya
a.sumiya@ufsc.br


O Teleatendimento em Fonoaudiologia como prática em saúde pública de enfrentamento à pandemia de COVID-19
Coordenadora: Ana Paula de Oliveira Santana


Observatório de Políticas Sociais e Famílias Catarinenses
Coordenadora: Liliane Moser
liliane.moser@ufsc.br
Site: opsfac.ufsc.br

O objetivo geral do Observatório consiste em monitorar as dinâmicas familiares e as políticas sociais dirigidas às famílias em SC, no sentido de contribuir na formulação de políticas públicas e promover a participação e o diálogo com a sociedade civil, as organizações sociais e os gestores públicos. Neste contexto de pandemia, nosso interesse volta-se para analisar e monitorar os impactos da pandemia de COVID-19 nas famílias residentes em Santa Catarina, relacionados a dimensões como trabalho, renda, organização familiar, saúde, perda de familiares e perspectivas de futuro.


Oficinas de inclusão digital, estimulação e reabilitação cognitiva de idosos no contexto da pandemia da COVID-19 – Oficina da Lembrança 2021
Coordenadora: Eleonora d´Orsi


ORESC – Orientação e REabilitação de Sobreviventes da COVID-19
Coordenador: Rafael Inácio Barbosa
rafael.barbosa@ufsc.br
Site: https://laral.paginas.ufsc.br/oresc-orientacao-e-reabilitacao-de-sobreviventes-da-covid-19/
Instagram: @oresc.ufsc e @laral.ufsc 

O projeto objetiva propor um programa de orientação e de exercícios terapêuticos, em sobreviventes da COVID-19, utilizando-se de práticas de educação em saúde com os voluntários, sendo abordadas informações sobre a doença, complicações, formas de prevenção e enfrentamento, além de orientações relacionadas à um protocolo de reabilitação baseado em treino de flexibilidade, ganho de força e resistência muscular de membros superiores e inferiores e treinamento aeróbico.


Orientações sobre a COVID-19 no contexto da atenção especializada em saúde
Coordenadora: Sheila Rubia Lindner


Planejamento da alta hospitalar do paciente submetido ao transplante hepático em tempos de pandemia da COVID-19
Coordenadora: Neide da Silva Knihs
neide.knihs@ufsc.br

Este projeto participa do planejamento da alta hospitalar do paciente submetido ao transplante hepático em todas as etapas. Ainda, organiza junto a rede de saúde a contrareferência, materiais e medicamentos necessários para a continuidade dos cuidados domiciliares.


Plataforma Web para análise e divulgação de dados sobre ansiedade e depressão em crianças e adolescentes no contexto da COVID-19
Coordenador: Mateus Grellert da Silva
mateus.grellert@ufsc.br
Vídeo do projeto: youtube.com/watch?v=v8C2eIJUfGY

Plataforma Web para auxiliar na análise e divulgação de dados estatísticos sobre ansiedade e depressão que serão coletados no contexto do projeto ComVida Você.


Programa de acompanhamento dos recém-nascidos de alto risco: da UTI neonatal ao ambulatório de follow-up e o cenário pandêmico no extremo sul de Santa Catarina
Coordenadora: Cristiane Aparecida Moran

O projeto de extensão tem como objetivo acompanhar a população recém-nascida até os dois anos de idade, cujas mães foram acometidas pelo vírus da Covid-19 durante a gestação e/ou a amamentação. Os atendimentos são realizados de forma presencial nas terças-feiras e quintas-feiras na UBS Paulo Lupinn, em Balneário Arroio do Silva, na UBS Parque, em Sombrio, no Hospital Regional e na Unidade Central Bom Pastor, ambas em Araranguá, atingindo desta forma um amplo público. Para a realização das atividades, contatamos as mães através do WhatsApp, explicamos o projeto e seus objetivos e as convidamos a levar seus filhos para a avaliação presencial se assim desejarem. Também utilizamos a divulgação via redes sociais, com um folder falando sobre o projeto postado no Instagram do Grupo de Pesquisa Prematuridade (@prematuridadeufsc) que é constantemente repostado pela equipe e desta forma quem estiver interessado poderá entrar em contato conosco por lá. O atendimento é feito em duas partes que ocorrem de forma simultânea, sendo elas: o preenchimento de formulários para conhecermos a criança, o seu desenvolvimento e o ambiente em que vive através da percepção dos pais, e a avaliação física do bebê, realizando testes sensório-motores e de visão de acordo com a idade de quem está sendo avaliado. Para o pós-atendimento repassamos uma série de orientações para a família de acordo com os resultados observados durante a consulta. O acompanhamento do bebê ao longo desses dois anos visa descobrir se a Covid-19 causa alterações visuais, motoras e de desenvolvimento na população infantil e desta forma poder ofertar uma orientação fisioterapêutica para aqueles que apresentarem alteração. Com base no preenchimento dos formulários e da avaliação, também encaminhamos a criança e a família para outros profissionais caso seja necessário.


Promoção da saúde e prevenção de violência intrafamiliar: ações interdisciplinares
Coordenadora: Gisele Cristina Manfrini
gisele.manfrini@ufsc.br

A população do projeto são famílias em fase de desenvolvimento, encaminhadas ao projeto por profissionais parceiros do Familiare Instituto Sistêmico. A ações assistenciais de abordagem interdisciplinar envolvem atendimentos grupais e individuais com famílias em fase de desenvolvimento, durante a pandemia covid-19 ofertados na modalidade remota. A assistência também envolve reuniões de equipe interdisciplinar para planejamento de propostas terapêuticas, acompanhamento dos casos familiares, discussões temáticas e produções de material informativo para as ações de promoção da saúde e prevenção da violência intrafamiliar nas mídias sociais. Parceria do Centro Crescer Sem Violência – @crescer_sem_violencia.


Promoção da saúde na comunidade escolar do Colégio Aplicação da UFSC no contexto da COVID-19
Coordenadora: Daniela Lemos Carcereri
daniela.lemos.carcereri@ufsc.br
Site: ca.ufsc.br
Instagram: @aplicacaoufsc

O projeto tem como objetivo promover saúde junto à comunidade escolar do Colégio de Aplicação UFSC (CA), no contexto da COVID -19. A problematização sobre temas como a determinação social da saúde, a segurança alimentar, a COVID-19 e a importância de medidas preventivas, será desenvolvida por meio de realização de diferentes atividades. Todas as atividades serão realizadas de forma remota de modo síncrono ou assíncrono e envolvem: webnários temáticos com acesso aberto à população, podcasts e atividades lúdicas. Será realizada também uma ação em conjunto com a Associação de Pais e Professores do CA (APP) de distribuição de cestas básicas a famílias do CA incluindo itens de higiene. Ainda, considerando-se que membros da comunidade escolar do Colégio de Aplicação podem se encontrar em um contexto de dificuldade de acesso a serviços de saúde bucal devido à pandemia de COVID-19, a equipe do projeto estará atuando em conjunto com demais setores do CA e fazendo os encaminhamentos indicados a cada caso. As ações serão divulgadas no site e no Instagram do Colégio de Aplicação.


Realidade aumentada como ferramenta de apoio no processo ensino-aprendizagem para escolares em tempos de pandemia por Covid-19
Coordenadora: Josete Mazon
rafec.ufsc@gmail.com
Instagram do projeto: @raescolas.ufsc
Início da primeira turma do curso: 26 de julho.
Inscrições com fluxo contínuo até 31 outubro: raescolas.ufsc.br
Público-alvo: professoras(es) de Ciências e Biologia do ensino fundamental e médio, e interessados em conhecer a aplicação da realidade aumentada no ensino.
Certificado de 16h para quem participar de 75% das aulas que serão na modalidade assíncrona e entregar as atividades propostas em cada módulo.
Organização: Equipe do Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC) UFSC/ Campus Araranguá.
Apoio: UFSC, PROEX (UFSC), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).


Sala de Situação em Saúde: análise estratégica das hospitalizações por COVID-19 no Brasil
Coordenador: Roger Flores Ceccon
roger.ceccon@ufsc.br
escoladesaudecoletiva.com.br

A problematização sobre temas como a determinação social da saúde, a segurança alimentar, a COVID-19 e a importância de medidas preventivas, será desenvolvida por meio de realização de diferentes atividades. Todas as atividades serão realizadas de forma remota de modo síncrono ou assíncrono e envolvem: webnários temáticos com acesso aberto à população, podcasts e atividades lúdicas. O projeto é realizado pela Escola de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina.


Saúde LGBTI+ em tempos de pandemia
Coordenador: Rodrigo Otávio Moretti Pires


Sistema de Aviso de Exposição à COVID-19 usando dispositivos móveis para Quarentena Inteligente e Testagem Seletiva – CheckIn@UFSC
Coordenador: Jônata Tyska Carvalho

O CheckIn@UFSC é uma plataforma tecnológica, em desenvolvimento por pesquisadores e estudantes da UFSC, que usa dispositivos móveis para detectar contatos com pessoas infectadas pela COVID-19 nas dependências da Universidade. O principal objetivo do sistema é conter a disseminação do vírus na comunidade Universitária, enviando notificações às pessoas expostas ao vírus. O sistema irá operar de forma completamente anônima, protegendo a privacidade das pessoas mas garantindo que elas sejam notificadas caso tenham sido expostas ao vírus. Além disso, espera-se que os dados gerados pelo sistema orientem políticas para isolamento e testagem inteligente da população que circula nos Campi da UFSC.

Será realizada também uma ação em conjunto com a Associação de Pais e Professores do CA (APP) de distribuição de cestas básicas a famílias do CA incluindo itens de higiene.


TEC 3D ARA – Produção de máscaras de proteção facial contra a COVID-19
Coordenador: Luciano Lopes Pfitscher
luciano.pfitscher@ufsc.br


Telemonitoramento e Telereabilitação para pessoas com disfunções cardiopulmonares no contexto da pandemia pela COVID-19
Coordenadora: Danielle Soares Rocha Vieira
danielle.vieira@ufsc.br
Site: lacor.paginas.ufsc.br
Instagram: lacor.ufsc
Facebook: Lacor UFSC

O isolamento social pela pandemia da COVID-19 pode comprometer a função física e mental de pessoas com doenças cardiopulmonares crônicas, o que pode agravar o quadro da doença de base. Dessa forma, o telemonitoramento e a telelereabilitação são de grande valia para o acompanhamento desses indivíduos que constituem uma população de risco para o desenvolvimento da forma grave da COVID-19. Objetivos: Realizar o telemonitoramento e a telereabilitação de pacientes com doenças cardiopulmonares crônicas que se encontram em isolamento social em decorrência da pandemia pela COVID 19, visando a prevenção de agravos e a redução da sobrecarga ao sistema de saúde. Metodologias: Participarão neste projeto pacientes com doenças cardiopulmonares que estavam em acompanhamento prévio com a nossa equipe em modalidade presencial no Hospital Regional de Araranguá, em Araranguá, SC. Além disso, pacientes serão recrutados de outros locais, como unidades básicas de saúde. O acompanhamento deles será realizado semanalmente de forma remota por meio de recursos digitais ou ligações telefônicas durante 12 semanas. Antes e após o acompanhamento, eles serão avaliados quanto ao seu estado geral de saúde por meio de ficha específica, além de responderem a questionários para avaliação dos sintomas, impacto da doença, ansiedade e depressão e qualidade de vida relacionada à saúde. Após a avaliação inicial, os pacientes receberão orientações sobre etiqueta respiratória e outras ações para prevenção da COVID-19 e serão orientados quanto ao manejo dos seus sintomas. Os protocolos de tratamento serão compostos por técnicas de conservação de energia, exercícios respiratórios e técnicas de higiene brônquica.


Telerreabilitação em indivíduos com sintomas persistentes da COVID-19
Coordenadora: Livia Arcêncio do Amaral
livia.arcencio@ufsc.br
Site: lacor.paginas.ufsc.br
Instragram: @lacor.ufsc
Facebook: Lacor UFSC

A doença pelo novo coronavírus (COVID-19) pode se manifestar de forma leve, moderada ou grave com necessidade de hospitalização. Mesmo em casos leves, a presença de sintomas persistentes como tosse, dispneia, fadiga e dor (muscular e articular) após a fase aguda tem levado a limitações funcionais e dificuldades nas atividades de vida diária. A reabilitação tem papel fundamental no restabelecimento da funcionalidade dos indivíduos sendo telerreabilitação uma alternativa para permitir o acesso a assistência neste período em que medidas estão sendo tomadas para restringir a de circulação de pessoas. Objetivo: Fornecer telerreabilitação para indivíduos com sequelas e sintomas persistentes da COVID-19. Métodos: Trata-se de um projeto de extensão que será realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Araranguá em parceria com o serviço público de saúde da região de Araranguá (Hospital Regional de Araranguá e Secretária de Saúde de Araranguá). O público-alvo das atividades do projeto são indivíduos que foram diagnosticados por COVID-19 e que apresentam sintomas persistentes como: fadiga, falta de ar, dor articular e/ou muscular ou qualquer sequela funcional decorrente da COVID-19. Os indivíduos participarão de quatro fases que compõem as ações do projeto: avaliação inicial, intervenção por telerreabilitação, avaliação final e acompanhamento.