UFSC irá desenvolver projetos de extensão nas áreas da Educação, Saúde e Meio Ambiente em Santo Amaro

28/02/2014 13:41

Foi assinado, ontem, no gabinete do Prefeito Sandro Vidal, o convênio de parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que irá desenvolver, ao longo do ano, três projetos de extensão em Santo Amaro da Imperatriz.

Os projetos abrangem as áreas da educação, saúde e meio ambiente.

São eles:

1 – Execução do Projeto “Saúde e Ações Educativas: Parasitologia e Bioquímica na Escola”.
Objetivo: promover a ampliação de conhecimento dos alunos sobre saúde e suas inter-relações.

2 – Desenvolvimento de proposta de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos do município
Objetivo: prognóstico e planejamento dos componentes que integram o gerenciamento de resíduos sólidos em sua geração, segregação, coleta, acondicionamento, transporte, forma de tratamento e disposição final, garantindo um meio ambiente sadio e assegurando a qualidade da saúde pública.

3 – Levantamento e elaboração de projetos de resíduos e drenagem do município
Objetivo: desenvolver estudos das condições de escoamento da drenagem urbana no município (identificando a circulação das águas pluviais) para subsidiar a realização de um novo plano de drenagem urbana na cidade.

Também será realizada uma pesquisa para identificar verminoses nas escolas do município. Além disso, serão trabalhados aspectos sobre os prejuízos do descarte de agrotóxicos nos rios e sobre a transmissão de doenças pela água, lembrando que em Santo Amaro estão localizados os rios Cubatão do Sul e Vargem do Braço (represa de Pilões), responsáveis pelo abastecimento de cinco cidades da região metropolitana de Florianópolis.

Segundo o Prefeito Sandro Vidal:

“É a primeira vez que o município faz uma parceria com essa universidade que é referencia no Brasil. Sobre os projetos, são de extrema importância para que possamos levar mais saúde às escolas e também para preservar nossas riquezas naturais”.

Além do prefeito, estiveram presentes a reitora da UFSC Roselane Neckel, Pró-Reitor de Extensão Edison da Rosa, Pró-Reitora Adjunta de Extensão Maristela Bortolini, secretária de Educação Eliane Broering, secretária de Saúde Rosangela Passig Turnes, vereadores Nilton Lehmkuhl e Wanderley Carpes, a presidente do Rotary Club de Santo Amaro Karla Salete Tratsk-Nitz, além do professor de Química aposentado da UFSC Ronaldo Antonio Salum, responsável pela idealização dos convênios.