Projeto Rondon


PROJETO RONDON – SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Operação de janeiro de 2018, em municípios do Estado de Mato Grosso do Sul (MS).

Reunião seletiva

Dia: 04/04/2017 (terça-feira) às 12 horas

Local: Auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde – CCS / UFSC – Campus da Florianópolis.

 

Primeiramente, orientamos para que os interessados leiam com atenção o que trata o Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, no site do Projeto Rondon (www.projetorondon.defesa.gov.br).

Para esta reunião seletiva, deverão trazer de forma impressa em papel A4, com espaçamento 1,5 e fonte Times New Roman, o seguinte:

1) Uma proposta individual de ações de trabalho que poderão ser desenvolvidas para o conjunto “A”, que abrange as áreas temáticas: Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; e Saúde, e outra para o conjunto “B”, que deverá atender as áreas temáticas: Comunicação; Meio Ambiente; Tecnologia e Produção; e Trabalho. Veja detalhes das ações logo abaixo.

2) Descrição das características do Estado de Mato Grosso do Sul (MS), incluindo dados demográficos, geográficos, históricos, sociais, econômicos, educativos e do meio ambiente.

Importante: a presença, a entrega individual dos documentos acima de forma impressa, incluindo uma ficha de cadastro que será entregue e preenchida no dia da reunião, é condição para a seleção nesta primeira etapa dos alunos que estudam no campus da UFSC em Florianópolis. Os alunos de outros campi (Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville) poderão enviar o material por e-mail (projeto.rondon@contato.ufsc.br), até o horário da referida reunião seletiva.

Os requisitos básicos para se candidatar a uma vaga no concorrido processo são:

  • Ser aluno de graduação da UFSC e estar cursando a segunda metade do curso, com preferência para os últimos semestres;
  • Ter ótimo currículo (histórico, IAA, estágios, monitorias etc.);
  • Ter disponibilidade de horário para elaborar e realizar o projeto; e
  • Ter boa saúde, ser uma pessoa participativa e ter espírito arrojado.

Coordenador do Projeto Rondon na UFSC: Prof. Alcides Milton da Silva

E-mail: alcides.milton@ufsc.br

Departamento de Saúde Pública (SPB)

Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Proposta individual de ações de trabalho

 

A proposta para o CONJUNTO “A”deverá atender a todas as atividades de cada área de atuação abaixo descritas:

CULTURA:

- capacitar agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem o cidadão, a cultura local e promovam o intercâmbio de informações.

DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA:

- capacitar gestores municipais, conselheiros e lideranças comunitárias em gestão de políticas públicas, particularmente na área de desenvolvimento social, como acesso a renda, enfrentamento das situações de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e

adolescentes; – instalar, dinamizar ou atualizar, conforme o caso, os conselhos municipais, tais como os de educação, de saúde, tutelar, de assistência social, da criança, do meio ambiente, dentre outros; e – capacitar agentes multiplicadores na prevenção da violência contra mulheres, crianças e adolescentes.

EDUCAÇÃO:

- capacitar educadores dos ensinos fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, mediação de conflitos, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem e educação inclusiva.

SAÚDE:

- capacitar agentes de saúde em: saúde da família, doenças endêmicas, saúde bucal, acolhimento e humanização do atendimento em saúde; – capacitar agentes multiplicadores em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, na prevenção da prostituição infantil e na prevenção do uso de drogas; – capacitar agentes multiplicadores em ações de incentivo ao esporte e lazer; e – capacitar agentes multiplicadores em nutrição, com incentivo à utilização integral de alimentos e à promoção de hábitos alimentares saudáveis, dando prioridade aos produtos regionais.

Proposta para o CONJUNTO “B” deverá atender a todas as atividades de cada área de atuação abaixo descritas:

COMUNICAÇÃO:

- capacitar agentes multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população, usando os meios de comunicação com ênfase em comunicação comunitária e pública; e – capacitar lideranças e servidores municipais nos serviços e programas oferecidos de formação de políticas públicas.

MEIO AMBIENTE:

- capacitar, mobilizar e realizar campanhas na área de educação ambiental, particularmente no que se refere a resíduo sólido, saneamento básico e gestão de água e solo.

TECNOLOGIA E PRODUÇÃO:

- disseminar soluções autossustentáveis – tecnologias sociais – que melhorem a qualidade de vida das comunidades.

TRABALHO:

- capacitar produtores locais, com especial atenção à agricultura familiar e sustentável; – incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável; – promover ações que desenvolvam o potencial turístico local, incluindo a capacitação de mão de obra ligada ao comércio de bens e serviços; e – capacitar servidores municipais em gestão pública e de projetos.

 

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Nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2015, a UFSC sediou o II Congresso Nacional do Projeto Rondon.

O evento teve como objetivos aprimorar as operações e seus indicadores, criar instrumentos de orientação aos docentes na condução e coordenação das operações, consolidar e compartilhar conhecimentos e divulgar o Projeto Rondon.

Participaram do congresso cerca de 300 pessoas entre apoiadores e entusiastas do Projeto Rondon (futuros e rondonistas de todos os tempos, estudantes e professores universitários) incluindo militares e toda a sociedade civil.

Os trabalhos foram apresentados nas formas de pôsteres e apresentações orais e contaram um pouco das valiosas participações dos alunos e das instituições de ensino superior no Projeto Rondon, oportunizando debates que realçaram seu passado, presente e projeções para o futuro . Alguns destes trabalhos foram selecionados e fazem parte deste número especial da Revista Extensio . Por meio deles será possível realizar um mergulho nas mais diversas vivências rondonistas pelo país.

Para ler os artigos selecionados, clique aqui.

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Em maio de 2014, o Projeto Rondon lançou sua Revista Mundo Rondon. A primeira edição divulga os trabalhos realizados no ano de 2013, onde grande parte dos textos foi redigido pelos próprios rondonistas.   Acesse Mundo Rondon.

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Projeto Rondon

 O que é?

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. É realizado em parceria com diversos ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações.

Conta, ainda, com a colaboração dos governos estaduais, das prefeituras municipais e de empresas socialmente responsáveis.As ações do projeto são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, criado por Decreto Presidencial de 14 de janeiro de 2005. O COS, como é conhecido, é constituído por representantes do Ministério da Defesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Objetivos

  • Contribuir para a formação do universitário como cidadão.
  • Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país.
  • Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.
  • Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

O que faz o Projeto Rondon?

Os “rondonistas”, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do projeto, realizam atividades concentradas nas áreas de Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Agropecuária; Saúde; Tecnologia e Trabalho. Em cada município escolhido são selecionadas, através de edital, duas Instituições de Ensino Superior (IES) para desenvolverem atividades dos projetos elaborados pelas equipes.As equipes trabalham no município durante duas semanas e, após treinamentos de cerca de dois dias, na capital do estado onde irão atuar.

Assista o vídeo institucional.

 

Participações da UFSC

  •  2017
    • Operação Tocantins – Natividade – Tocantins
  • 2016
    • Operação Forte dos Reis Magos – Pedro Velho/Rio Grande do Norte
  •  2015
    • Operação Mandacaru – Baturité / Ceará (assista o vídeo)
    • Operação Itacaiúnas – Araguatins/Tocantins (assista o vídeo)
  •  2014
    • Operação Velho Monge – Alto Longá / Piauí (assista o vídeo)
    • Operação Guararapes – Pedras de Fogo / Paraíba (assista o vídeo)
  • 2013
  • 2012
  • 2011
    • Operação Rio dos Siris – Ilha das Flores / Sergipe
    • Operação Seridó – Florânia / Rio Grande do Norte
    • Operação Zabelê – Picos / Piauí
  • 2010
    • Operação Mamoré – Vale do Anari / Rondônia
    • Operação Catirina – Igarapé do Meio / Maranhão
    • Operação Centro-Nordeste – Ichu / Bahia
  • 2009
    • Operação Nordeste-Sul – Restinga Seca / Rio Grande do Sul
    • Operação Centro-Norte – Monte Alegre / Pará
    • Operação Centro-Norte – Rio Preto da Eva / Amazonas
  • 2008
    • Operação Inverno 2008 – Tomar do Geru / Sergipe
    • Operação do Xingu – Uruará / Pará
    • Operação Grão-Pará – São Caetano de Odivelas / Pará
    • Operação Grão-Pará – Joaquim Pires / Piauí
  • 2007
    • Operação Centenário da Comissão Rondon – Vitória do Jari / Amapá
    • Operação Amazônia Oriental – João Lisboa / Pará
  • 2006
    • Operação Amazônia 2006 – São Gabriel da Cachoeira / Amazonas
  • 2005
    • Operação Amazonas 2005 – São Gabriel da Cachoeira / Amazonas