PROEX realiza reunião com lideranças comunitárias de Florianópolis

02/06/2023 09:46
­

Na manhã do dia 1º de junho, a Pró-reitora de Extensão, professora Olga Regina Zigelli Garcia, reuniu-se com lideranças comunitárias de Florianópolis para discutir as estratégias de atuação do “Projeto UFSC nas Praças” na formação e composição do fórum das entidades comunitárias de Florianópolis.

O encontro é um desdobramento da reunião ocorrida em abril, com 24 entidades comunitárias de Florianópolis, quando foi lançado o Projeto UFSC nas Praças, em uma parceria entre PROEX, PROPESQ e APUFSC-Sindical.

O primeiro evento do Projeto UFSC nas Praças está programado para o dia 12 de agosto e será realizado no bairro Capoeiras. Lideranças comunitárias e representantes da escola daquela comunidade já fizeram um levantamento de suas demandas. Em breve, a PROEX lançará uma chamada interna para participação no evento.

A Pró-reitora de Extensão salienta que a Universidade, enquanto instituição de educação, tem que ampliar sua conexão com a sociedade visando a mudança da realidade social, o que só é possível se ela extrapolar suas ações para além de seus muros.

Para tanto, o Projeto Institucional UFSC nas Praças, ligado ao Serviço de Conexão com a Sociedade da PROEX, tem como objetivo central a troca de saberes com a sociedade e a divulgação da produção acadêmica da Universidade. “O objetivo da UFSC não é fazer uma intervenção, mas sim, através da interação dialógica, ajudar as comunidades a resolver suas demandas, criando maior qualidade de vida para esses bairros”, conclui a Pró-reitora de Extensão.

Segundo Eugênio Luiz Gonçalves, Presidente do Conselho Comunitário da Costa de Dentro, “é um espaço representativo para articulação e aproximação entre a Universidade Federal de Santa Catarina e as entidades comunitárias, lideranças distritais e movimentos sociais da cidade de Florianópolis, para o desenvolvimento de projetos de extensão, transformando os territórios de seus distritos laboratórios vivos para aplicação de ensino, pesquisa e extensão”.