Equipe da UFSC embarca para Rondônia para participar de operação do Projeto Rondon

10/07/2024 15:38

Equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) selecionada para participar da operação Sentinelas Avançadas II do Projeto Rondon se reuniu no prédio da Reitoria I na tarde de terça-feira, 9 de julhoantes de partir para as atividades em Rondônia, Norte do país. O encontro contou com a presença do reitor da universidade, Irineu Manoel de Souza, e da pró-reitora de Extensão, Olga Regina Garcia.

O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e estabelece que suas regiões prioritárias de atuação são aquelas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Nesta edição, a equipe composta por dois professores e oito alunos terá como destino Rio Crespo, um município de aproximadamente 3,5 mil habitantes.

A UFSC tem parceria com o projeto desde 2005, desenvolvendo atividades nas áreas de Educação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Saúde, Meio Ambiente, Comunicação, Projetos e Trabalho, juntamente com outras universidades selecionadas. Além dos oito alunos de diversos cursos e campi, incluindo o de Florianópolis, Araranguá e Curitibanos, pela primeira vez foram selecionados dez alunos do curso de Jornalismo para integrar a equipe de Comunicação.

Para a aluna Heloisa Santos, do curso de Medicina Veterinária do Campus de Curitibanos, a ação é uma oportunidade de mostrar seus conhecimentos e de aprender com os colegas e instituições. “Estou bem animada, acho que podemos fazer uma troca bem legal com a UFSC e a outra universidade e realmente ajudar o município e os locais que a gente vai”, conta.

O coordenador do projeto na UFSC, professor Edmilson Rampazzo Klen, explica que o grupo ficará instalado em Rio Crespo, mas a operação se distribui por 12 municípios do estado. O transporte, o alojamento e a alimentação são custeados pelo Ministério da Defesa em cooperação com as cidades. A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) ajuda com um valor de R$ 3 mil para custear equipamentos como lanternas, pilhas e materiais de uso diário.

É uma experiência que eu considero muito interessante para os alunos de todos os cursos, além de conhecer um Brasil que a gente ainda não conhece, vemos como está ficando melhor, é algo maravilhoso para todo mundo”, diz Edmilson.