Projeto Rondon – Operação Açaí – Pará

No período de 06 a 22 de julho de 2012, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participou da Operação Açaí, desenvolvendo diversas atividades relacionadas com as áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça e Saúde no município de Ponta de Pedras situado na ilha de Marajó no estado do Pará, com o objetivo de promover a qualidade de vida e o desenvolvimento de comunidades. A Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de Feira de Santana – BA também esteve presente no mesmo período onde, em alguns casos, as duas universidades puderam trabalhar juntas de forma a acrescentar valor às atividades.

O Projeto Rondon, além de um projeto de caráter social, busca preparar futuros profissionais – hoje alunos universitários – através do conhecimento de um Brasil distante de suas imaginações. As ações e as vivências realizadas no período de atuação no Rondon objetivam plantar uma semente que germinará frutos tanto para a comunidade atendida como para os rondonistas. Desta forma estaremos contribuindo para o Brasil dos nossos sonhos, um Brasil mais justo, mais humano e igualitário.

• Professores que acompanharam os alunos:

Prof. Dr. Edmilson Rampazzo Klen (Engenheiro Mecânico)
Prof. Dr. Henrique Coutinho (Engenheiro Sanitário e Ambiental)

• Equipe, formada por alunos da UFSC:

Cynthia Coutinho Cunha (Ciências Sociais)
Karine dos Santos Machado (Medicina)
Mayara Eing Orben (Engenharia Sanitária e Ambiental)
Rafael Trichez (Engenharia de Alimentos)
Raquel Zenirma Martins (Geografia)
Taymara Cristina Abreu (Nutrição)
Valéria Cardoso Nora (Farmácia)