UFSC abre debate sobre a saúde brasileira e realiza o primeiro Pré-Ver-SUS

01/04/2013 18:10

Mesa de debates do Pré-Ver-SUS
(Foto Wagner Behr, acervo AGECOM)

No dia 14 de março (quinta-feira), aconteceu o primeiro Pré-Ver-SUS, atividade de extensão realizada para proporcionar aos estudantes da área da saúde um debate sobre a realidade do Sistema Único de Saúde.  O evento faz parte do projeto Ver-SUS, do Ministério da Saúde, que visa atrair os estudantes para conhecer e trabalhar no SUS.

Após o debate, houve também uma visita a algumas unidades de saúde do SUS de Florianópolis, como a Unidade de Pronto – Atendimento do Sul da Ilha, o Instituto de Psiquiatria Colônia Santana, a Ocupação Contestado, bem como o Hospital Universitário. O dia de vivências também incluiu atividades entre os estudantes, que realizaram dinâmicas relacionadas com a saúde pública brasileira.

O Pré-Ver-SUS foi realizado no auditório do CCS, e estiveram presentes na mesa de discussão a Vice-Reitora da UFSC, Lúcia Helena Pacheco, o diretor adjunto do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Alexandre de Souza Ramos Florêncio, o médico da Secretaria Municipal de Saúde, Mateus Pacheco da Rosa, o Pró–Reitor de Extensão, Edison da Rosa, o professor e coordenador do projeto em Santa Catarina, Antonio de Miranda Wosny e o estudante de Psicologia e organizador do evento, Giordano de Azevedo.

Para o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Edison da Rosa, o Pré-Ver-SUS serve como uma preparação para o Ver-SUS , que acontecerá em julho e envolverá cerca de 1500 estudantes. “A intenção é formarmos alunos que futuramente desejam trabalhar no Sistema Único de Saúde” afirmou o Pró-Reitor.