UFSC dá as boas-vindas aos participantes da 31ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

05/08/2013 14:57

A cerimônia de abertura do 31º SEURS aconteceu na noite do dia 4 de agosto no auditório do Centro de Cultura e Eventos da UFSC e contou com a presença de diversas autoridades e representantes do movimento pró-extensão universitária. O tema do encontro deste ano, “Sociedade, esporte e saúde”, foi apresentado através da palestra “Estilo de vida e saúde no mundo contemporâneo”, ministrada pelo professor Markus Vinícius Nahas. A organização do evento conta com a presença de aproximadamente 1.100 participantes inscritos vindos das 23 instituições de ensino superior público da região sul.

Mesa das autoridades. Ao centro a Reitora da UFSC Roselane Neckel, presidente da sessão solene de abertura do 31º SEURS.

“Que as ondas do mar que cerca Florianópolis tragam aos extensionistas as ondas das mudanças”. Essas foram as palavras da Coordenadora da Regional Sul do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras (FORPROEX), Gisele Alves de Sá Quimelli. A coordenadora falou da necessidade de inserir e discutir um processo de avaliação dos projetos de extensão que são desenvolvidos pela academia. A Presidente do FORPROEX, professora Sandra Fátima Batista de Deus, falou sobre a “questão de vigilância” e das necessidades de ampliação de recursos para a extensão universitária, da integração das atividades de extensão ao currículo das instituições destinando carga horária obrigatória para a formação. “Não se faz ensino sem pesquisa, nem pesquisa sem extensão, nem extensão sem ensino”, afirmou.

A Orquestra de Câmara da UFSC, sob a regência de Miriam Moritz (à esquerda), fez apresentações durante a abertura do 31º SEURS.

As reitoras da Universidade Federal de Santa Catarina, professoras Roselane Neckel e Lucia Helena Martins Pacheco, deram as boas-vindas aos seminaristas e ressaltaram em seus discursos a importância do “tripé” de formação: ensino, pesquisa e extensão. A Reitora Roselane Neckel falou que as atividades de extensão permitem “a interação mais ampla e mais efetiva com o povo brasileiro, o que reassume o compromisso das instituições públicas de ensino superior com a sociedade”. Sobre o tema do 31º SEURS a Reitora da UFSC retomou a metáfora sobre o mar e disse que “saúde, esporte e energia serão os desafios dos próximos anos para o Brasil”.

Apresentação artística do Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC.

O Pró-Reitor de Extensão da UFSC, professor Edison da Rosa, apresentou as estatísticas do evento e o cronograma das atividades que serão realizadas. Durante a segunda e a terça-feira são esperadas 297 apresentações orais de projetos de extensão, 49 oficinas, 17 minicursos e 6 apresentações culturais. As atividades estarão acontecendo nas salas dos pisos superiores do Centro de Cultura e Eventos e no bloco B do Centro Tecnológico da UFSC. As oficinas serão realizadas junto a escolas públicas localizadas no entorno da UFSC. O jantar de confraternização acontecerá na terça-feira (6 de agosto) na Associação Catarinense de Medicina (ACM) e contará com o show da banda Iriê. Na manhã da quarta-feira está programa a cerimônia de encerramento e a entrega das premiações aos trabalhos melhor avaliados por área temática.

Professor Markus Vinícius Nahas ministrando a palestra “Estilo de vida e saúde no mundo contemporâneo”.

Para encerrar a cerimônia de abertura e dar início ao 31º SEURS, o professor Markus Vinícius Nahas proferiu a palestra intitulada: “Estilo de vida e saúde no mundo contemporâneo”.  O professor tratou do tema abordando a ideia de “liderança pelo exemplo” e de que “nossas propostas e falas devem ser coerentes às nossas ações e atitudes”. Markus Vinícius Nahas é doutor em Educação Física e atuante na área de saúde e qualidade de vida. Também ressaltou a importância da Extensão Universitária afirmando que este “é o elo que permite a sociedade encontrar uma forma com baixo custo ou custo nenhum para receber informação, saúde e cultura”.

Participantes registrando a presença no 31º SEURS.