Projeto de Extensão SiEM – Simulação de Organizações Internacionais para Alunos do Ensino Médio

19/05/2014 09:36

SiEM – Auditório Garapuvu

No dia 16 de maio ocorreu a 4ª SiEM – Simulação de Organizações Internacionais para Alunos do Ensino Médio, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

SiEM é um projeto de extensão do curso de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) cujo objetivo é simular os processos de tomada de decisão dos principais foros de debates das Organizações Internacionais, entre elas, a Assembleia Geral das Nações Unidas, o Conselho da União Europeia, o Conselho de Segurança das Nações Unidas e etc.

SiEM – Mesa de Debates

O SiEM busca fomentar a educação e a cultura dos jovens. Para isso, procura estimular a criatividade e a inovação por meio do intercâmbio entre a universidade e a comunidade. Práticas como o consumo consciente, a responsabilidade socioambiental e valores tais quais a tolerância e a não discriminação de minorias, são meios de desenvolver uma sociedade mais prospera e justa – em consonância com os propósitos da ONU.

Edições passadas

2013

O terceiro SIEM ocorreu na UFSC no dia 4 de maio de 2013. O foco do projeto foi a Organização das Nações Unidas, abarcando temas que foram amplamente discutidos pelos alunos do ensino médio da Grande Florianópolis, tais quais, direitos humanos, conflitos internacionais e conflitos civis. O palco das simulações foi o Centro de Cultura e Eventoscom capacidade para mais de mil expectadores. No dia 4 de maio os alunos do ensino médio tiveram a oportunidade de representar diversos países na figura de Embaixadores, Chefes de Estado, Presidentes e etc. A participação dos alunos na simulação da Mídia Internacional também teve grande destaque.

A primeira reunião simulada pelos alunos foi a Assembleia Geral das Nações Unidas, cujo debate abordou dois temas: a intervenção internacional  na Síria e; o reconhecimento de Taiwan como Estado independente.

A segunda reunião, que ocorreu paralelamente à Assembleia Geral, foi a do Conselho de Segurança das Nações Unidas. O tema de 2013 teve como foco os direitos humanos, ao discutir o caso da iraniana Sakineh Ashtiani, situação que, em 2010, mobilizou boa parte da comunidade internacional devido a sua condenação à morte por apedrejamento sob as acusações de adultério e assassinato.

Os temas debatidos na terceira edição do SiEM encontram-se no Guia de Estudos preparado pelos alunos de Relações Internacionais, clicando aqui.

2012

A segunda Simulação de Organizações Internacionais para Ensino Médio ocorreu na UFSC nos dias 14 e 15 de abril de 2012. O foco do projeto foi a simulação da COP15 – que aconteceu em dezembro de 2009 na Dinamarca – portanto, a questão das mudanças climáticas e redução de emissões de CO2 foram amplamente discutidas pelos alunos do ensino médio. Um segundo tema, decorreu das sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU à Líbia.

O projeto focou três importantes reuniões, a dizer, COP15, Assembleia Geral das Nações Unidas e o Conselho de Segurança das Nações Unidas. No período da tarde o Conselho de Segurança se destacou. O tema debatido foi a questão nuclear iraniana – tema de importante relevância na agenda das Nações Unidas.

Clique aqui e baixe o Guia de Estudos produzido pelos alunos de Relações Internacionais da UFSC.

2011

No primeiro SiEM, promovido pelo Curso de Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina, os alunos da rede pública e privada do estado de Santa Catarina tiveram a oportunidade de debater os principais temas que estão na agenda das organizações internacionais, foram eles: Sanções ao Irã decorrentes do Programa Nuclear; Guerra das Malvinas; Combate ao Terrorismo; Pirataria na Somália; A posição da União Europeia sobre a crise Israel/Palestina; Salvaguardas ao Irã decorrentes do Programa Nuclear e possíveis Sanções; Doenças relacionadas às mudanças climáticas e o Tráfico de pessoas. Vale ressaltar que todas as reuniões foram baseadas em reuniões reais, sendo representadas da forma mais fiel possível.
Para mais detalhes baixe o Guia de Estudos aqui.

Siga no facebook: https://www.facebook.com/siemufsc

Saiba mais: http://ufscsiem.wordpress.com/