UFSC formaliza cooperação com Moçambique

20/10/2022 08:07

­

No último dia 17/10/2022, às 10:00 horas, no gabinete do Reitor, foi celebrado o acordo de cooperação internacional entre a Universidade Federal de Santa Catarina, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul/IFRS e o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Moçambique/África/INTC.

A delegação foi recebida pelo Reitor, professor Irineu Manoel de Souza, juntamente com a Vice-reitora, professora Joana Célia dos Passos. Na solenidade estiveram presentes o Diretor Executivo da Pró-Reitoria de Extensão PROEX, professor Narbal Silva; o professor Lourino Chemane, presidente do Conselho de Administração do INTIC; Laisse Mucavele, diretor da Divisão de Certificação e Licenciamento; Sérgio Guivala, chefe do Departamento de Segurança Cibernética; Abrão Nhaca, chefe de Departamento de Licenciamento; a diretora de Relações Internacionais da UFSC, Fernanda Leal; o professor e doutorando Frederico Schardong; o aluno de Mestrado do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Lucas Mayr; e o supervisor do Laboratório de Segurança em Computação LabSEC, Ricardo Felipe Custódio.

O Acordo terá como propósito, a conjugação de esforços entre a UFSC, IFRS e INTIC, visando a execução de um Projeto de Extensão Universitária, denominado de “Identidade Eletrônica e Infraestrutura de Chaves Públicas de Moçambique”.

Por meio do referido projeto serão promovidas ações de capacitação e de treinamento, que visem a formação contínua de técnicos capazes de darem continuidade ao fortalecimento da identidade eletrônica e a infraestrutura de Chaves Públicas em Moçambique.

­