Equipe da UFSC embarca para missão do Projeto Rondon – Operação Portal do Sertão

30/01/2023 09:36

­

­Sob a coordenação dos professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, a equipe composta pelos professores Edmilson Rampazzo Klen e Ana Maria Hecke Alves e os estudantes Ana Luiza Dias Farias (Eng. Sanitária e Ambiental), Bárbara Schroeder (Jornalismo), Bruna Pinto de Morais (Odontologia), Danilo Francisco da Silva Marçal (Medicina), Laura Bordignon (Agronomia – Campus Curitibanos), Letícia Demétrio Martins (Odontologia), Letícia Dias Bíscaro (Fisioterapia – Campus Araranguá), e Luiza Teles de Menezes (Eng. Alimentos), estarão partindo do Aeroporto Hercílio Luz (Florianópolis/SC) com destino a Bahia. Juntos eles passarão 15 dias participando da Operação Portal do Sertão em Tanquinho (BA), município com aproximadamente 7.700 habitantes. (População Estimada 2021 – 7.936 hab.; Censo 2022 (previa da população): 7.729 hab. (IBGE – 2022). Distante cerca de 2.500 km. de Florianópolis/SC.

­

­Na cidade de Tanquinho, estará participando concomitante a UFSC e a Universidade Federal de Viçosa – UFV, Minas Ferais (MG), também com uma equipe composta de oito estudantes e dois professores.  A UFSC desenvolverá atividades nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e a UFV/MG nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

­

A Operação Portal do Sertão acontece entre os dias 26 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023 e contará com a participação de 24 IES e 240 rondonistas, que atenderão 12 cidades do estado da Bahia.

A UFSC tem atuado no Projeto Rondon desde a sua reativação como programa governamental importante, em 2005. Esta será a 32ª participação de uma equipe pela nossa Universidade. O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e estabelece que suas regiões prioritárias de atuação são aquelas com baixos índices de IDH, bem como áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a Diretriz Estratégica do Projeto Rondon prioriza as regiões norte e nordeste do país. Ao todo, já participaram cerca de 25.000 rondonistas em 160 operações. A previsão para este mês de janeiro/2023 é a participação de mais 240 rondonistas, distribuídos em 12 municípios, executando a “Operação Portal doSertão”, no estado da Bahia.

­As IES participantes devem propor ações com caráter de extensão, que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades, para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias.

­Os alunos da UFSC que desejarem participar das próximas edições do Projeto devem ficar atentos aos processos seletivos disponibilizados no site da Pró-Reitoria de Extensão.  Outras informações desta e de outras operações podem ser acessadas pelo site oficial do Projeto Rondon.

­

Assista o vídeo com a mensagem do Diretor Executivo da PROEX, Prof. Narbal Silva:

­

A PROEX agradece a todos os integrantes e deseja muito sucesso nesta importante missão.