Retorno da equipe da UFSC – ‘Operação Portal do Sertão’

16/02/2023 12:02

­

A equipe da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, que havia partido no dia 26 de janeiro para missão/operação do Projeto Rondon no município de Tanquinho no interior do estado do Bahia (BA), retornou neste domingo, dia 12/02/2023.

A equipe constituída por um grupo de dois professores (Edmilson Rampazzo Klen – Coordenador e Ana Maria Hecke Alves – Coordenadora Adjunta) e oito alunos Ana Luiza Dias Farias (Eng. Sanitária e Ambiental), Bárbara Schroeder (Jornalismo), Bruna Pinto de Morais (Odontologia),Danilo Francisco da Silva Marçal (Medicina), Laura Bordignon (Agronomia – Campus Curitibanos), Letícia Demétrio Martins (Odontologia), Letícia Dias Bíscaro (Fisioterapia – Campus Araranguá), e Luiza Teles de Menezes (Eng. Alimentos), envidou todos os esforços desenvolvendo atividades de campo na categoria de oficinas nas áreas temáticas da Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.

Foram 17 dias de intenso trabalho, desenvolvido no município de Tanquinho situado no interior do estado do Bahia que possui uma população de 7.729 habitantes (Censo 2022) e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,597, considerado baixo.

Este projeto de caráter nacional tem como objetivo, viabilizar a participação do estudante universitário nos processos do desenvolvimento sustentável e de fortalecimento da cidadania, o que contribuirá expressivamente para a formação do nosso universitário.

Desde o ano de 2005, com o renascimento do Projeto Rondon, a UFSC participou efetivamente nas operações de campo todos os anos, contabilizando com a Operação Portal do Sertão a 32ª (trigésima segunda) operação realizada até presente momento.

Estamos satisfeitos com o desempenho da equipe, haja vista que todos os compromissos assumidos no Acordo de Cooperação firmado entre a UFSC e a Coordenação Nacional exercida pelo Ministério da Defesa, foram plenamente executados.

­

Coordenação do Projeto Rondon na UFSC