Escola de Extensão – Cursos com inscrições abertas

11/07/2023 10:58

A PROEX informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Introdução ao Pensamento Computacional com Programação em Blocos Visuais.

O Pensamento Computacional é uma área em franca expansão em todo o mundo e vem gradativamente ganhando espaço nos currículos do ensino médio em diversos países. No Brasil, o Pensamento Computacional foi recentemente incluído na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) sendo organizado em 4 etapas: Decomposição (dividir um problema complexo em subproblemas menores); Reconhecimento de Padrões (identificação de aspectos comuns nos processos); Abstração (Diferenciar os elementos e processos importantes dos menos relevantes); e Algoritmos (Estabelecer uma sequência lógica de passos para resolver um determinado problema).

O curso é ofertado na modalidade semipresencial, com 6 encontros presenciais, cada um com 3 horas (totalizando 18 horas de atividades presenciais) e as demais atividades serão realizadas no formato virtual, com o apoio de um ambiente virtual de aprendizagem. Também serão ofertadas 2 horas semanais de monitoria, as quais serão realizadas em espaço da UFSC – Campus Araranguá, ou poderão ser realizadas no formato virtual (mediante agendamento prévio) caso o participante não possa se deslocar até o Campus.

O curso de extensão ofertará 40 vagas e será totalmente gratuito aos participantes.

O público alvo deste curso de extensão são professores e estudantes do ensino fundamental, médio e graduação.

Confira a programação completa e mais informações na página: https://pensamentocomputacional.paginas.ufsc.br/

Período de inscrições: 03/07/2023 até 31/07/2023 pelo link.