UFSC lança Programa de Extensão Indígena e Quilombola com apoio do MPI

20/08/2025 15:36

­

No dia 19 de agosto, a Pró-Reitoria de Extensão recebeu a visita do professor Edilson Martins Baniwa, Coordenador de Educação Escolar Indígena do Ministério dos Povos Indígenas (MPI).
Na oportunidade, a pró-reitora de Extensão, professora Olga Regina Zigelli Garcia, apresentou o Programa de Extensão Indígena e Quilombola (PEIQ), a ser lançado em breve. Trata-se de um Programa chapéu que abrigará todos os projetos de extensão direcionados aos povos indígenas e quilombolas, configurando-se como marco da institucionalização de uma política de extensão universitária voltada especificamente para essas populações.
Salientando que a UFSC será a primeira universidade brasileira a ter um Programa de extensão Institucional voltado para a população indígena, prof. Edilson assumiu o compromisso de formalizar um acordo de cooperação técnica entre a Pró-Reitoria de Extensão e o MPI, após o lançamento do Programa, bem como colocou-se à disposição para apoiar a interlocução e a busca de recursos orçamentários para a implementação do PEIQ.