Projeto Cinquenta escritoras brasileiras do século XIX que faltam na Wikipédia
A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) convida a comunidade a conhecer e participar das Ações de Extensão desenvolvidas por servidores(as) docentes e técnico-administrativos(as) em educação da UFSC.
📌 Projeto Cinquenta escritoras brasileiras do século XIX que faltam na Wikipédia
O projeto Cinquenta escritoras brasileiras do século XIX que faltam na Wikipédia é inspirado pelo trabalho pioneiro da ex-professora da UFSC Zahidé Lupinacci Muzart, que dedicou sua carreira ao resgate de escritoras brasileiras esquecidas. Em 2025, completam-se 10 anos de seu falecimento.
Este projeto busca honrar seu legado ao expandir esse resgate para o espaço digital, focando na Wikipédia, a enciclopédia mais acessada do mundo.
Seu principal objetivo é criar verbetes de 50 autoras brasileiras do século XIX que ainda não existem na Wikipédia. Para isso, será utilizada como repositório a celebrada obra de Muzart, Escritoras Brasileiras do Século XIX, composta por três volumes — um marco na recuperação da memória literária feminina no Brasil.
Os três volumes de Escritoras Brasileiras do Século XIX reúnem 159 autoras. Dessas, 68 possuem verbete na Wikipédia e 91 ainda não possuem. O projeto conta com 10 integrantes da graduação e pós-graduação da UFSC e, até o momento, já foram publicados seis verbetes: Adelaide de Castro Alves Guimarães, Alba Valdez, Ana Facó, Ana Nogueira Batista, Ildefonsa Laura César e Luiza Leonardo.
Acompanhe o projeto pela sua página na Wikipédia clicando aqui


