ESCLARECIMENTO SOBRE O NOVO FLUXO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DESENVOLVIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

06/11/2025 16:42

A partir de 5 de novembro de 2025, todas as ações de extensão desenvolvidas no âmbito do HU deverão, obrigatoriamente, passar pela aprovação prévia da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP/HU).

A medida foi adotada após reunião conjunta da PROEX com GEP/HU, onde foi identificado que o HU não tinha conhecimento, nem tampouco registro da maioria das ações de extensão lá desenvolvidas. Um levantamento preliminar identificou 56 ações de extensão desenvolvidas por vários departamentos de ensino da UFSC no hospital universitário sendo que destes, oficialmente o HU só tinha registro de 6.

O SIGPEX (Sistema de Gestão de Projetos de Extensão) foi atualizado para incluir essa nova etapa. No momento do registro, o sistema perguntará se a ação será realizada no HU. Caso a resposta seja “sim”, o próprio sistema encaminhará automaticamente a proposta para análise da GEP.

A GEP não avaliará o mérito do projeto e tão somente apenas a sua viabilidade dentro das unidades envolvidas para que estas tenham ciência e estejam de acordo com a participação de funcionários, circulação de estudantes, horários e utilizações dos espaços, planejamento de insumos, etc. A partir da anuência da chefia da unidade onde o projeto será desenvolvido, a GEP vai seguir a orientação da unidade envolvida e dará um De acordo. Neste sentido passará também a ter o registro e informações sobre todos projetos desenvolvidos no HU.

Após a manifestação da GEP/HU, o registro seguirá o fluxo regular de tramitação no SIGPEX, conforme as normas da PROEX, ou seja, deverá passar pela análise do departamento e do centro de ensino.

A medida tem como objetivo fortalecer a integração entre o Hospital Universitário e a Pró-Reitoria de Extensão, garantindo o alinhamento institucional e o acompanhamento das ações desenvolvidas no hospital, em consonância com as políticas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Santa Catarina.