Nova edição da Revista Extensio

21/12/2022 16:13

­

A  edição  número  quatro  de  dezembro  de  2022 da  Revista  Extensio, se  encontra  revestida  de algumas mudanças estruturais, acompanhadas da composição de novos personagens editoriais.

Nesta nova etapa que inicia, a Revista passará a contar, além do seu Editor Chefe e da Editora Executiva, também com os  seguintes Editores Associados:  Analucia  Gebler  Philippi  (Odontologia),  Laís  Antunes  Wilhelm (Enfermagem), Renata Silva de Carvalho Chinelato (Psicologia), Ricardo Gaiotto de Moraes (Comunicação e Expressão) e Roberto Willrich (Engenharia), todos professores (as) doutores (as),todos (as) integrantes do corpo docente da Universidade Federal de Santa Catarina. Tal medida teve como propósito fundamental, a divisão de tarefas, o compartilhamento de decisões, a incorporação de ideias, bem como a agilização dos processos editorial. Além  disso, estamos iniciando mudanças progressivas na nominata dos membros do Conselho  Editorial, aliado  ao  estabelecimento  formal  do  papel que será pertinente à  esta importante instância, na nova configuração da Revista.

Em relação aos artigos da presente edição, a mesma está constituída de quatro artigos(Práticas de alfabetização e letramento com pessoas idosas, Laços em nós: língua que acolhe, Elaboração de material audiovisual sobre desenvolvimento de produtos sem glúten, com foco em biscoitos destinados a uma capacitação em cooperativa de castanha-do-brasil, Empatia, imersão e prototipação no desenvolvimento de projetos de tecnologia assistiva: um estudo de caso; e de quatro relatos de experiências(Ação de promoção da saúde e prevenção do câncer por meio do Instagram, Projeto “12&30”: um relato de experiência integrando karaokê e saúde mental na universidade, Coletivo Arte&Saúde: produção de conteúdo on-line em meio à pandemia e, Vivências de um período de pandemia para crianças e adolescentes na escola: relato de experiência). Tais ações e projetos das áreas de conhecimento de Letras, da Educação, da Saúde e da Nutrição, enfatizam o ensino do português como língua de acolhimento para o grupo de migrantes; a criação de espaço para proporcionar, a expressão do canto e a manutenção dos aspectos relacionados à saúde; as práticas de alfabetização e letramento com pessoas idosas; as ações de promoção à saúde e prevenção do câncer; o desenvolvimento de projeto de tecnologia assistiva; a produção de conteúdo on-linedurante a pandemia; a elaboração de material audiovisual sobre o desenvolvimento de produtos sem glúten; e por fim, o relato de vivências da comunidade escolar na pandemia.

As referidas contribuições são oriundas do Rio Grande do Sul, do Mato Grosso, doMato Grosso do Sul, da Bahia, do Ceará e do Paraná. O que demonstra, a visibilidade e a relevância, que a Revista Extensio tem adquirido ao longo dos anos no cenário nacional, expressas por meio de distintas contribuições extensionistas de diversos estados da federação.

Neste editorial, que marca um novo ciclo na história da Revista, registramos os nossos agradecimentos, a professora Dra. Valentina da Silva Nunes, Editora Chefe da Revista Extensio, devido ao relevante trabalho feito nos últimos três anos.

Também aqui, expressamos a nossa gratidão à Pró-Reitora de Extensão, professora Olga Regina Zigelli Garcia, que nos designou a missão e o desafio de alavancar o Qualis/CAPES da Revista Extensio nos próximos quatro anos.

Por fim, desejamos uma leitura de excelência para todos(as) que compreendem as ações extensionistas como vitais à construção de um mundo melhor, sempre revestido de justiça e de dignidade nos seis continentes do planeta terra.

Um feliz natal e prospero ano novo, repleto de felicidade, paz e prosperidade!

Prof. Dr. Narbal Silva

Confira a edição v. 19 n. 44 (2022)