Edital Floripa Mais Empregos

A PROEX divulga os cursos oferecidos por meio do Edital 7/2021/PROEX – Apoio ao Programa Floripa mais Empregos. Inscrições a partir de 19/07/2021.


CURSO 1: Assistente de Recursos Humanos
Coordenação: Helena K. de Salles Uglione
Site: lincsocial.ufsc.br
Horários: segunda e quarta, 18h às 20h15
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/assistente-recursos-humanos

Programa:
Unidade 1 – Aspectos Introdutórios da Gestão de Pessoas • Area de Gestão de Pessoas • Funções da Gestão de Pessoas • O(a) Assistente de Recursos Humanos • Elementos do trabalho em equipe
Unidade 2 – Agregando e aplicando pessoas: processos, ferramentas, aspectos legais e contábeis. • Planejamento de RH e do Quadro de Pessoal • Recrutamento: Identificação de demanda e elaboração do perfil do trabalhador procurado. Elaboração e publicação de material para divulgação de vagas internas e externas. • Oficina de elaboração de currículo com utilização básica de editor de textos (criação e salvamento arquivos, incluindo compartilhamento; Formatação de textos, parágrafos e tabelas; Cabeçalho e rodapé; Configuração de página e de seções; imprimindo e exportando para PDF). • Seleção: Triagem curricular. Preparação e realização de entrevistas. Métodos de seleção. Preparação e realização de entrevistas. • Ateliê de ideias sobre como participar de entrevistas de seleção
Unidade 3 – Mantendo pessoas: processos, ferramentas, aspectos legais e contábeis. • Aplicação: Admissão e ambientação. Registros e rotinas contábeis trabalhistas. • Avaliação de desempenho e feedback. • Demissão. Processo de desligamento de trabalhador. Cálculo de verbas rescisórias • Manutenção: Remuneração. Plano de carreiras, cargos e salários. • Folha de pagamento. Cálculo de salário, benefícios sociais e descontos • Oficina de Pesquisa salarial com utilização básica de editor de planilhas (Criação e salvamento de arquivos, incluindo compartilhamento; Formatação de células; Operações fundamentais e Fórmulas básicas). • Manutenção: Saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho.
Unidade 4 – Desenvolvendo pessoas: presente e futuro da gestão de RH • Desenvolvimento: treinamento e desenvolvimento. • Desenvolvimento Pessoal e soft skills: workshop a Árvore da Vida.
Resultados Esperados:
Ao final do curso espera-se que o(a) participante seja capaz de reconhecer as principais funções de Recursos Humaos, bem como estar preparado para atuar no apoio à atividades operacionais da área sob supervisão de colaboradores mais experientes.
Diferencial:
Este é um curso introdutório e destinado a pessoas com pouca ou nenhuma experiência na área de Recursos Humanos. Serão apresentadas as principais funções da área de RH e atividades básicas desenvolvidas operacionalmente pela área.


CURSO 3: Cuidador de idosos
Coordenação: Juliana Balbinot Reis Girondi
Horários: terça e quinta, 17h às 21h
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/activities/6478

Trata-se de um curso que objetiva capacitar pessoas que completaram o ensino fundamental, interessados em prestar cuidado de qualidade a idosos com variados graus de dependência física ou mental. Para tanto, o aluno será instrumentalizado quanto ao universo do envelhecimento de forma a ter uma visão global do idoso e seu meio, incluindo os aspectos biológicos, psíquicos e sociais. Será desenvolvido na modalidade remota, de forma síncrona e assíncrona; na vigência de agosto a dezembro de 2021; contendo os Módulos: 1 – Introdução à Geriatria e Gerontologia (30 horas); 2 – Cuidado Gerontológico I – independência e autonomia do idoso (100 horas); 3- Cuidado Gerontológico II – idoso dependente (50 horas). Ao final de cada módulo, o aluno realizará uma avaliação formativa. Poderão se inscrever para o curso pessoas com o 1º grau completo. Serão oferecidas no total 100 vagas.


CURSO 3: Cuidador de idosos
Coordenação: Felipa Rafaela Amadigi
Horários: segunda e quarta, 17h às 19h30
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/cuidador-de-idosos

Programa:
1. NECESSIDADES PSICOBIOLÓGICAS (80h) 1.1 Introdução à geriatria e gerontologia (10h) 1.2 Competências relacionadas ao cuidador de idosos (10h) 1.3 Noções de farmacologia e bioquímica relacionada ao envelhecimento (10h) 1.4 Assistência gerontológica I (25h) 1.4.1 Alterações fisiológicas que acometem o idoso 1.4.2 Técnicas e tecnologias assistivas/cuidativas a pessoas idosas: uso de bengalas, andadores, dispositivos de saúde como sondas, abordagens sobre medicações, prevenção e manejo de quedas, posicionamento no leito, mobilidade e transferência de pessoa idosa 1.4.3 Atividades de vida diária e básicas de cuidado: higiene, vestuário, organização do quarto, cuidados com a pele, aparência, saúde bucal 1.5 Assistência gerontológica II (25h) 1.5.1 Promoção de hábitos saudáveis: atividade física, exercícios e alimentação. Características da Dieta e Avaliação Nutricional Subjetiva do Idoso 1.5.2 Noções de primeiros socorros 1.5.3 Imunização da pessoa idosa
2. NECESSIDADES PSICOSSOCIAIS (50h) 2.1 Envelhecimento: teorias do envelhecimento (10h) 2.2 Modelos Assistenciais de Saúde (10h) 2.3 Políticas Públicas de Atenção à Saúde do Idoso (10h) 2.4 Educação em saúde para os idosos (10h) 2.5 Cuidados ao idoso institucionalizado (10h)
3. NECESSIDADES PSICOESPIRITUAIS (50h) 3.1 Ética e dignidade do envelhecimento humano (10h) 3.2 Cuidados paliativos (10h) 3.3 Qualidade do sono da pessoa idosa (10h) 3.4 Técnicas para uma comunicação assertiva com a pessoa idosa e membros da família (10h) 3.5 Espiritualidade da pessoa idosa (10h).
Resultados Esperados:
Preparar pessoas para o cuidado do(a) idoso(a) a partir de conhecimentos que transversalizam a Teoria das Necessidades Humanas Básicas, de Maslow, adaptado pela Enfa. Wanda Horta: a) necessidades psicobiológicas; b) necessidades psicossociais; e c) necessidades psicoespirituais. Assim, por meio de aulas síncronas, atividades de simulação virtual, aproveitamento em fóruns de diálogo/experiências e recursos multimodais e dinâmicos, espera-se que seja possível refletir sobre o papel do(a) cuidador(a) de idosos(as) e capacitar pessoas para atender as necessidades envolvidas por este público.
Diferencial:
Serão incluídos recursos multimodais e dinâmicos, pautados em simulação clínica virtual, que simulam manejo adequado no cuidado à pessoa idosa, com enfoque em situações cotidianas. A simulação clínica virtual aproxima sobremaneira os cursistas da realidade a ser vivenciada em ambiente laboral. Será dado enfoque à humanização do cuidado, de modo a pensar além de práticas técnicas, avançando no desenvolvimento de competências sócio-emocionais.


CURSO 4: Desenvolvedores de softwares (DEVs) – Nível 1, carga horária total 180 horas
Coordenação: Cláudia Regina Batista
claudia.batista@ufsc.br
Site do Curso: desenvolvedoresnivel1.paginas.ufsc.br
Horários: terça e quinta, 20h às 22h
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/desenvolvedoresnivel1

Programa:
Ementa: Introdução à lógica de programação: Introdução à computação. O que é programação. Lógica de programação em pseudo-linguagem. Apresentação das linguagens de programação do Mercado, front end e backend. O que é um banco de dados. Lógica de programação 2: Algoritmos. Constantes, variáveis e tipos de dados. Operadores. Estruturas de decisão. Comandos de repetição. Exercícios no scratch. Introdução ao mundo web: Os primeiros programas com Javascript e HTML e Css. A primeira página de Web.
Resultados Esperados:
Como resultados, espera-se contribuir com o Plano FLORIPA MAIS EMPREGOS, capacitando jovens e qualificando-os para o ingresso no mercado de trabalho na área da tecnologia da informação e desenvolvimento de sistemas digitais. Espera-se que ao concluir o curso, o participantes seja capaz de desenvolver um produto digital para web com interfaces responsivas, utilizando HTML, CSS e Bootstrap (compatível com o nível iniciante).
Diferencial:
Design de Interfaces Gráficas.


CURSO 4: Desenvolvedores de softwares (DEVs) – Nível 1, carga horária total 180 horas
Coordenação: Jean Carlo Rossa Hauck
jean.hauck@ufsc.br
Horários: segunda e quinta, 19h às 21h15
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/cursodevs-1

Programa:
Unidade 1: Introdução à lógica de programação (46 hs) 1.1 Introdução à computação. 1.2 O que é programação. Lógica de programação em pseudo-linguagem. 1.3 Apresentação das linguagens de programação do Mercado: frontend e backend. 1.4 O que é um banco de dados.
Unidade 2: Lógica de programação 2 (100 hs) 2.1 Algoritmos. 2.2 Constantes, variáveis e tipos de dados. 2.3 Operadores e estruturas de decisão. 2.4 Comandos de repetição. 2.5 Exercícios no scratch.
Unidade 3: Introdução ao mundo web (34 hs) 3.1 Os primeiros programas com Javascript e HTML e CSS 3.2 A primeira página Web.
Resultados Esperados:
Ao final do curso o aluno será capaz de: – Resolver problemas do dia a dia com o uso de lógica de programação – Desenvolver pequenos programas em Python, Scratch e/ou App Inventor – Desenvolver uma página web utilizando Python, HTML e CSS.
Diferencial:
– Aprendizado de programação com Python, Scratch, App Inventor, HTML, CSS e similares – Utilização de ferramentas de programação gratuitas e, em sua maioria, acessíveis pela web sem necessidade de instalação – A estratégia didática privilegia o uso de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas (PBL), estimulando o aluno a desenvolver soluções criativas para problemas do seu dia a dia utilizando programação, com base em sólidos conceitos trabalhados pelos professores tanto nas aulas síncronas (ao vivo) quanto nos conteúdos disponibilizados – Utilização de Laboratórios Virtuais de Programação (VPL – Virtual Programming Lab), que permitem a implementação de exercícios de programação com correção automatizada, o que favorece a execução à distância por parte dos alunos.


CURSO 4: Desenvolvedores de softwares (DEVs) – Nível 1
Coordenação: Luciana Bolan Frigo
Horários: segunda e quarta, 16h30 às 19h
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/desenvolvedor1

Curso de lógica de programação e programação Web. Aulas síncronas (on-line). Período: 01/08 a 26/11.


CURSO 4: Desenvolvedores de softwares (DEVs) – Nível 1, carga horária total 180 horas
Coordenação: Maicon Rafael Zatelli
maicon.zatelli@ufsc.br
Horários: segunda e terça, 18h às 20h15
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/desenvolvedorweb

Programa:
Introdução à lógica de programação: Introdução à computação. O que é programação. Lógica de programação em pseudo-linguagem. Apresentação das linguagens de programação do Mercado, front-end e back-end. O que é um banco de dados. Lógica de programação 2: Algoritmos. Constantes, variáveis e tipos de dados. Operadores. Estruturas de decisão. Comandos de repetição. Exercícios no scratch. Introdução ao mundo web: Os primeiros programas com Javascript e HTML e CSS. A primeira página de Web.
Resultados Esperados:
É esperado que, ao final do curso, o aluno consiga resolver problemas computacionais de fácil e média complexidades, tanto por meio de pseudo-código ou Scratch como também utilizando as linguagens JavaScript, HTML e CSS.
Diferencial:
O curso também dará direções para estudos mais aprofundados em outras tecnologias (linguagens, ferramentas e frameworks) complementares e mais avançadas para desenvolvimento web (Java SE, REST, Spring Boot, REACT, Node.js, JSON, Bootstrap, PHP, Python, Django, Ruby, JQuery, entre outros).


CURSO 4: Desenvolvedores de softwares (DEVs) – Nível 1
Coordenação: Patrícia Della Méa Plentz
Horários: quarta, 19h às 21h30, e sábado, 9h às 11h
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/dev-java-nivel1

Programa:
Introdução à lógica de programação: Introdução à computação [10 horas-aula] O que é programação [10 horas-aula] Lógica de programação em pseudo-linguagem [15 horas-aula] Apresentação das linguagens de programação do Mercado, front end e backend [15 horas-aula] O que é um banco de dados [15 horas-aula] Lógica de programação 2: Algoritmos. Constantes, variáveis e tipos de dados [10 horas-aula]. Operadores [10 horas-aula]. Estruturas de decisão [10 horas-aula]. Comandos de repetição [15 horas-aula]. Exercícios no scratch [20 horas-aula]. Introdução ao mundo web: Os primeiros programas com Javascript e HTML e CSS [20 horas-aula]. A primeira página Web [30 horas-aula].
Resultados Esperados:
Ao final do curso, espera-se que o aluno obtenha fluência na linguagem de programação Java, dominando os conceitos, técnicas de programação e APIs necessários para a confecção de aplicativos e sistemas orientados a objetos de complexidade simples.
Diferencial:
Uso da linguagem Java e de plataformas de desenvolvimento open-source.


CURSO 6: Desenvolvedores de softwares (DEVs) – Nível 3
Coordenação: Alvaro Junio Pereira Franco
Horários: terça e quinta, 18h às 20h
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/aplica-web

Programa:
Introdução as aplicações Web (definições básicas, front-end, back-end e exemplos); Revisão ao HTML (pura); Desenvolvimento de front-end com HTML (pura); Revisão ao CSS; Desenvolvimento de front-end com HTML + CSS; Páginas web dinâmicas; A linguagem JavaScript (variáveis primitivas, constantes e operadores; comandos de seleção e de repetição; swich – case e arrays; objetos e funções); Introdução à biblioteca REACT; Desenvolvimento de front-end com a biblioteca REACT; Python + Banco de Dados; Desenvolvimento de Back-end utilizando Python + Banco de Dados; Integração Front-end e Back-end.
Resultados Esperados:
Ao fim deste curso é esperado que os/as alunos/alunas consigam desenvolver uma aplicação web com interface web dinâmica utilizando HTML, CSS e JavaScript; e com comunicação entre usuário e aplicação (cliente e servidor).
Diferencial:
Este curso estará direcionado ao desenvolvimento de duas aplicações web do mundo real que poderão ser utilizadas por universidades e empresas.