Edital Programa de Mobilidade Virtual

A PROEX divulga os cursos assíncronos oferecidos por meio do Edital Nº 1/2021/PROEX/SINTER/SEAD/SEPLAN – Edital para Oferta de Cursos Virtuais de Extensão em Apoio ao Programa de Mobilidade Virtual da UFSC.


Brazilian Sign Language Course: Learn the Basics
60h (2 turmas de 30h)
Coordenador: José Ednilson de Souza Junior
npcda.cce@contato.ufsc.br
Turma A: 01/06 a 09/07; Turma B: 12/07 a 20/08/2021
Inscrições: 14-29 de maio para a turma A: inscricoes.ufsc.br/librasbasics1;
25 junho-10 de julho para a turma B: inscricoes.ufsc.br/librasbasics2.

Unit 01 – Alphabet and Numbers. Unit 02 – Greetings, Introductions, and Common Expressions. Unit 03 – At Home and Daily Living. Unit 04 – Describing People and Things. Unit 05 – When? Where? And how much? Unit 06 – Have you been in Brazil?
Curso autoinstrucional (MOOC) na plataforma Moodle Grupos com suporte de monitores durante a realização.


“Découvrir le patrimoine archéologique du Sud du Brésil: Santa Catarina”
60h (2 turmas de 30h)
Coordenador: Lucas de Melo Reis Bueno
eadarqueologia@gmail.com
Turma 1: 01/06 a 09/07; Turma 2: 12/07 a 20/08/2021
Inscrições: 14-29 de maio para a turma A: inscricoes.ufsc.br/archeologie-du-sud-du-bresil-groupa;
25 junho-10 de julho para a turma B: inscricoes.ufsc.br/archeologie-du-sud-du-bresil-groupb.

Module d´accueil – Module de présentation de l´Université Fédérale de Santa Catarina, du Musée d’Archéologie et d´Ethnologie Professeur Oswaldo Rodrigues Cabral et du contexte des artéfacts présentés au long du cours. – Modules sur le patrimoine archéologique et l’occupation du territoire de Santa Catarina: période pré-coloniale et période historique.
O curso será oferecido 100% à distância, por meio da plataforma MoodleGrupos UFSC. Seu conteúdo, em língua francesa, será disponibilizado em recursos pedagógicos para o estudo assíncrono, com videoaulas, textos e fóruns. Haverá momentos síncronos de mediação do conteúdo, em horários previamente divulgados.


Desafíos de aprender en un mundo digital
60h (2 turmas de 30h)
Coordenadora: Juliana Cristina Faggion Bergmann
temadidatico@gmail.com
Turma A (1 junho até 9 julho); Turma B (12 julho até 20 agosto)
Inscrições: 14-29 de maio para a turma A: inscricoes.ufsc.br/desafiosdigitalproex1edpartturmaa;
25 junho-10 de julho para a turma B: inscricoes.ufsc.br/desafiosdigitalproex1edpartturmab.

Programa: I – Una sociedad digital / La educación en la Era Digital II – El digital en los espacios formales y no formales de aprendizaje III – Una nueva escuela IV – Metodologías Activas y Tecnología V – Recursos didácticos digitales.
O curso será organizado em 5 módulos de 6 horas cada, que apresentarão cada temática a partir de diferentes recursos didáticos, com textos, vídeos e/ou áudios. A avaliação será individual, com atividades ao final de cada módulo. Ele será ministrado em língua espanhola, na modalidade a distância (e-learning), com todas as atividades assíncronas e com atendimento síncrono em horários divulgados previamente.


Digital Possibilities in Restorative Dentistry – Possibilidades Digitais na Odontologia Restauradora
60h (2 turmas de 30h)
Coordenadora: Analucia Gebler Philippi
analucia.p@ufsc.br
Turma A (1 junho até 9 julho); Turma B (12 julho até 20 de agosto)
Inscrições: Turma A: 14/05 – 29/05: inscricoes.ufsc.br/digitaldentistry-a;
Turma B: 25/06 – 10/07: inscricoes.ufsc.br/digitaldentistry-b

Module I: CAI – Acquisition of Digital References Class 1 – Digital Possibilities in Restorative Dentistry. Class 2 – Digital Photography and Videography. Class 3 – Intra-Oral vs. Desktop Scanning Class 4 – Face Scanning Class 5 – Cone Beam Computed Tomography (DICOM) Class 6 – Biomimetics Class – The e-Labor Aid Protocol Class 8 – The UFSC Protocol for Digital Documentation Module II: CAD – Computer-Aided Design Class 9 – DSD – Digital Smile Design Class 10 – Virtual Planning in Implant Guided Surgery Class 11 – Guided Surgery Softwares: coDiagnostiX vs. BlueSkyPlan Class 12 – Prosthetic Computer-Aided Design (CAD) Module III: CAM – Computer-Aided Manufacturing Class 13 – CAM: Subtractive Manufacturing Class 14 – CAM: Additive Manufacturing of Polymers (SLA, DLP) Class 15 – CAM: Additive Manufacturing of Metals (SLM).
O curso será realizado no idioma inglês, com aulas compostas por uma gravação de 30 minutos, material didático no formato PDF, leitura complementar de artigos científicos e exercícios de fixação do conteúdo. Todo material será disponibilizado no Moodle Grupos UFSC para o acesso assíncrono pelos alunos inscritos. As aulas serão distribuídas em três módulos, sendo que, para obter acesso ao módulo seguinte, o aluno deverá ter atingido a nota mínima (6,0) nos exercícios de fixação do atual módulo, com possibilidades ilimitadas no número de tentativas. Ao final, aquele que atingir a nota 6,0 para média final entre os três módulos, ganhará o certificado de conclusão do Curso de Extensão, com carga horária de 30h.


Digital transformation in education: approaching immigrant teachers and native digital students./ Transformação Digital na Educação: aproximações entre o professor imigrante e os alunos nativos digitais
80h (2 turmas de 40h)
Coordenadora: Patricia Jantsch Fiuza
educatic.ufsc@gmail.com
Turma A (1 junho até 9 julho); Turma B (12 julho até 20 de agosto)
Inscrições: Turma A: 14/05 – 29/05: inscricoes.ufsc.br/dti-a:
Turma B: 25/06 – 10/07: inscricoes.ufsc.br/dti-b.

Module I – Digital Transformation in Education (12 hours) Module II – Digital inclusion of the teacher and the new student (12 hours) Module III – Knowing innovative digital technologies in education (12 hours) Module IV – Innovative practices in education (4 hours).
O curso será organizado em 4 módulos que totalizam 40 horas, que apresentarão cada temática a partir de diferentes recursos didáticos (textos, vídeos e/ou áudios). A avaliação será individual, com atividades em todos os módulos. Ele será ministrado em língua inglesa, na modalidade a distância (e-learning), com atividades síncronas e assíncronas e com monitoria online em horários divulgados previamente.


Diritti umani e Obiettivi per lo sviluppo sostenibile
60h (2 turmas de 30h)
Coordenador: Diego Nunes
corsodirittiumani.ccj@contato.ufsc.br
Turma A (1 junho até 9 julho); Turma B (12 julho até 20 agosto)
Inscrições: 14-29 de maio para a turma A: inscricoes.ufsc.br/diritti-umani-agenda2030-gruppo-a;
25 junho-10 de julho para a turma B: inscricoes.ufsc.br/diritti-umani-agenda2030-gruppo-b.

Programma Modulo I – Storia dei Diritti umani Modulo II – Teorie sui Diritti umani Modulo III – I Diritti umani nell’Agenda 2030 delle Nazioni Unite: obiettivi per lo sviluppo sostenibile Modulo IV – Concretizzando gli obiettivi per lo sviluppo sostenibile: Attività finale.
O curso tem como estratégia a oferta de material didático composto de aulas gravadas, tutoriais e exercícios de forma assíncrona no Moodle Grupos UFSC, oferecendo autonomia aos participantes na construção de seu aprendizado, especialmente em tempos de pandemia e pensado para um público composto majoritariamente por estrangeiros.

Cartazes de divulgação: Português e Italiano.


Indústria 4.0 e Internet das Coisas – Cursos virtuais de Extensão em apoio ao Programa de Mobilidade Virtual da UFSC
60h (2 turmas de 30h)
Coordenadora: Ana Julia Dal Forno
ana.forno@ufsc.br 
Turma A (1 junho até 9 julho); Turma B (12 julho até 20 de agosto)
Inscrições: 4-29 de maio para a turma A: inscricoes.ufsc.br/industry4;
25 de junho a 10 de julho para a turma B: inscricoes.ufsc.br/industry4-b.

O curso será oferecido em inglês (INDUSTRY 4.0: TECHNOLOGICAL REVOLUTION) • Introdução à Indústria 4.0 • As tecnologias habilitadoras: Big Data, Robôs Autônomos, Protótipos Virtuais, Integração de Sistemas, Internet das Coisas, Manufatura Aditiva e Realidade Aumentada • Cases de sucesso e exemplos práticos da indústria 4.0 e suas tecnologias • Competências (conhecimentos e habilidades) da indústria 4.0 • Índices de maturidade e indicadores da indústria 4.0.
O curso será ministrado em inglês, com material elaborado em PDF, vídeos, artigos complementares, vídeos e entrevistas com pessoas da área. Serão no total 30 horas e com acompanhamento para tira-dúvidas e fórum de debates, resolução de listas e exercícios e atividades de fixação dos conteúdos e evolução do tema.


Português como língua adicional
60h (2 turmas de 30h)
Coordenadora: Silvia Ines Coneglian Carrilho de Vasconcelos
silvia.vasconcelos@ufsc.br 
Turma A (1º junho a 09 julho); Turma B (12 julho a 20 agosto)
Inscrições: 14-29 de maio para a turma A: inscricoes.ufsc.br/cursoplaturma1;
25 de junho a 10 de julho para a turma B: inscricoes.ufsc.br/cursoplaturma2.

O curso trabalhará com tópicos gerais de fonética, léxico e morfossintaxe relevantes para a comunicação na variante brasileira, além de aspectos da cultura brasileira em nível básico (A1), sendo dividido da seguinte forma: Comunicação, Gramática, Léxico, Cultura. Tópicos centrais: Apresentação pessoal e cumprimentos; uso de verbos básicos para ínicio de interlocução interpares; alfabeto e números; adjetivos básicos; pronomes pessoais; possessivos e demonstrativos; expressões idiomáticas básicas; expressões para orientação espacial e direções de percursos; aspectos culturais brasileiros (Aulas bônus: música popular do Brasil).
O curso contará com aulas assíncronas, previamente elaboradas e/ou gravadas pela coordenadora do curso, bolsistas e convidados do Brasil e o Exterior sobre os temas elencados no item Conteúdos. Contará também com sessões síncronas – encontros virtuais de interação previamente agendados entre os estudantes, a coordenadora do curso e os bolsistas, os quais disponibilizarão 10 horas semanais para os atendimentos aos estudantes.


Tendencias de la transformación digital en la educación superior
60h (2 turmas de 30h)
Coordenadora: Monica Lino
monica.lino@ufsc.br
Turma A (1º junho a 09 julho); Turma B (12 julho a 20 agosto)
Inscrições: Turma A: 12/04 – 06/06: inscricoes.ufsc.br/activities/6041;
Turma B: 12/04 – 17/07: inscricoes.ufsc.br/activities/6042.

Programa: El curso está estructurado en tres módulos: I – Educación para la transformación (10h) II – Evolución tecnológica y modelos educativos (10h) III – Metodologías activas y transformación digital (10h).
La educación efectiva implica más que solo automatización tecnológica y una experiencia de aprendizaje digital, sino que requiere transformar la forma en que se enseña y adaptarse a las nuevas necesidades de aprendizaje del estudiante. A medida que cambian los comportamientos y las necesidades de cada individuo, todos los sectores, y la educación superior en particular, deben tener el interés y la flexibilidad necesarios para adaptarse y anticiparse a estos nuevos cambios. La fusión de los servicios on demand online y offline y el movimiento DIT (hágalo usted mismo) están revolucionando el sector educativo. Así, este curso tiene como objetivo preparar a la comunidad para los desafíos y tendencias de la transformación digital en la educación superior, con énfasis en el uso de metodologías activas y estrategias de enseñanza-aprendizaje en línea. Esta propuesta ofrecerá dos ediciones de un curso, de forma gratuita, utilizando la educación a distancia como estrategias didáctico-pedagógicas con el uso de tecnologías digitales que posibiliten la participación, integración y fundamentalmente, la formación de participantes nacionales y internacionales, a través del Aprendizaje Virtual en el Grupos Moodle / UFSC, con la mediación de tutores. Tendrán actividades sincrónicas y asincrónicas (los momentos sincrónicos no tienen participación obligatoria, el curso se ejecutará de forma asincrónica) utilizando los recursos y interfaces de comunicación de ambiente de aprendizaje virtual. El material didáctico constará de un guion didáctico para la lectura, recursos multimodales y dinámicos, así como foros. La educación, en esencia, es un proyecto social y los docentes deben estar capacitados en el uso de tecnologías para involucrar a los estudiantes en el aprendizaje. El apoyo y la formación de los profesores en el uso de tecnologías de educación a distancia y adaptaciones pedagógicas son fundamentales. Por esta razón, el curso abordará en los foros experiencias exitosas y métodos de aprendizaje que son tendencias en el campo de la educación superior. El certificado será emitido por la UFSC con 30 horas. La primera edición se ofrecerá del 01/06 al 09/07/21; el segundo será del 12/07 al 20/08/21, repartidos, ambos, en 5h de curso semanal. Se ofrecerán 100 vacantes por edición.


Writing and publishing scientific papers (Escrita de artigos científicos em inglês)
60h (2 turmas de 30h)
Coordenadora: Julia Niemeyer
julia.carina@ufsc.br 
Turma A (1 junho até 9 julho); Turma B (12 julho até 20 agosto)
Inscrições: 14-29 de maio para a turma A: inscricoes.ufsc.br/writing1a;
25 junho-10 de julho para a turma B: inscricoes.ufsc.br/writing1b.

Course syllabus: Week 1 – Introduction. What is scientific writing and what are its objectives? Planning your manuscript. Organizing your data for streamlining the writing process. Time management. Week 2 – Structure of scientific papers and information required in each section: title, summary, keywords, introduction, material and methods, results, discussion, acknowledgments, references, graphical abstract. Order of manuscript elaboration. Elaborating tables, figures and supplementary material. Cover letter and suggesting potential reviewers. Week 3 – Principles of effective writing: verbs; how to write better sentences and paragraphs. Issues in scientific writing (plagiarism, authorship, ghostwriting, reproducible research). Week 4 – The publication process. Selecting an appropriate Journal and paper submission. Revising and resubmitting a manuscript based on reviewers´ comments. Pageproofs. How to conduct a peer review. Concluding remarks and course evaluation. Week 5 – Case Study.
Cada unidade será composta de vídeo-aulas assíncronas, leitura obrigatória e leituras complementares, um fórum de participação e um exercício com tutorial. Ao fim, será requerido um trabalho final.