Edital NETI 2021

A PROEX divulga os cursos oferecidos por meio do Edital Nº 3/2021/PROEX- Edital de Apoio a programas vinculados ao NETI. O público-alvo são pessoas com mais de 50 anos de idade, mas há exceções (devidamente informadas).

Última atualização: 11/05/2021.


A Escrita Dramática como uma forma de Storytelling: oficina virtual de produção de textos dramáticos
Coordenador: Rafael Marques Ary
rafaelmarquesary@gmail.com
Carga horária: 195 horas
Horários: 3:30 de aula síncrona – segundas-feiras à tarde

Programa: 1. O conceito de drama. 2. A ação dramática. 3. O conflito e o modelo actancial. 4. As fontes de inspiração do autor dramático. 5. A formatação do texto dramático. 6. Trama. 7. Estrutura. 8. Tempo. 9. Espaço. 10. Discurso. 11. Informação. 12. Personagem. 13. Tema. 14. A escrita de um texto dramático curto.
a. Aulas teórico-expositivas sobre a teoria do drama e da escrita dramática. (Disponíveis no Moodle após a atividade realizada de forma ‘live’ entre o professor e os alunos do curso, servirão de ponto-de-partida para o exercício semanal de escrita dramática dos alunos). – 30 minutos de atividade síncrona.
b. Leitura de textos dramáticos. (Atividade individual necessária para o acompanhamento da discussão posterior do texto). – 1 hora de atividade assíncrona.
c. Análise actancial e discussão de textos dramáticos. (Atividade realizada de forma ‘live’ entre o professor e os alunos do curso.) – 1 hora de atividade síncrona.
d. Exercícios de escrita dramática. (Atividade individual realizada pelos alunos conforme as orientações da ênfase do exercício proposta pelo professor) – 2 horas de atividades assíncronas. e. Leitura e discussões dos textos produzidos pelo grupo de alunos. (Atividade realizada de forma ‘live’ entre o professor e os alunos do curso.) – 2 horas de atividades síncronas.

Oficina de Escrita Dramática
Horários: uma vez por semana, nas segundas-feiras, das 14h30 às 18h – virtual, através da plataforma Moodle
Inscrições: http://inscricoes.ufsc.br/oficina-escrita-dramatica-needram-neti
Público-alvo: a idade mínima para fazer parte da oficina é de 50 anos e não é necessária experiência anterior
O NEEDRAM, um núcleo de pesquisa e extensão do CCE/UFSC, coordenado pelos professores Paulo Ricardo Berton, Ph.D, e Dr. Rafael Ary, apresenta aos alunos do NETI o seu curso extracurricular de extensão em escrita dramática. Depois de criar um eixo específico no curso de graduação, que permite ao aluno estudar e praticar a escrita de textos dramáticos, a experiência passa agora a ser estendida para o público do NETI – Núcleo da Terceira Idade/UFSC, através de uma atividade formativa de extensão. Esta atividade abrange a teoria da escrita dramática, mas é fundamentalmente prática. De maio a setembro, cada encontro compreenderá primeiramente uma introdução teórica de algum elemento componente do texto dramático como, por exemplo, a personagem, o tempo ou o discurso. Num segundo momento, o professor apresenta o texto dramático de leitura obrigatória da semana enfatizando o elemento introduzido no encontro anterior. Finalmente, então, são lidos e discutidos os exercícios escritos. Para cada exercício o aluno terá o prazo de uma semana, de um encontro a outro, para completar a atividade. Nos meses de outubro e novembro, cada aluno completa a sua participação na oficina escrevendo um texto dramático curto. Nas aulas, os alunos não apenas aprendem as ferramentas básicas para a escrita de um texto dramático como têm os seus textos lidos e discutidos, buscando assim o aprimoramento da técnica. No intervalo de uma semana entre uma aula e outra, o aluno escreve o exercício solicitado pelo professor, contando com o apoio de dois monitores para eventuais dúvidas.


Agir e Educar (Em)Frente o Diabetes mellitus
Coordenadora: Laura Cavalcanti de Farias Brehmer
laura.brehmer@ufsc.br
Carga horária: 120 horas
Cada curso terá seu período de execução, data e horário previamente divulgados.

Serão 4 Cursos com 30 horas cada um: 1 – Para compreender… Afinal, o que é o Diabetes mellitus; 2 – Alimentação, Atividade Física e Tratamento Medicamentoso: – Os três pilares no controle do Diabetes mellitus; 3 – Pé diabético – Conceitos e Cuidados!; 4 – Diabetes mellitus e COVID-19.
Cada Curso será desenvolvido ao longo de quatro semanas, as cargas horárias serão distribuídas buscando-se preservar o limite semanal de quatro horas síncronas. Nos momentos síncronos pretende-se proporcionar espaços de conversação (espaços dialógicos) do tipo Grupos de Educação em Saúde, para abordagem dos tópicos (Programa do Curso), esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de experiências. Os momentos assíncronos incluirão: leitura de materiais educativos ilustrados, em pdf e/ou html; visualização de vídeos, realização de exercícios simples estilo Quizz.


Atividades Físicas para a Terceira Idade: em tempo de pandemia
Coordenadora: Tânia Bertoldo Benedetti
tania.benedetti@ufsc.br
Carga horária: 60 horas (presenciais) – Todas as atividades: 200 horas.
Horários: Presencial com os idosos: terças: 8:45 – 9:45 e quintas: 14:30 – 15:30
Período do curso: início em 19 de maio e término em 26 de novembro de 2021
Inscrição: entre 19/04 e 30/04 – http://inscricoes.ufsc.br/atividades-fisicas

Conteúdo: Exercícios: Força – Alongamento – Respiratórios – Coordenação. Envio de vídeos semanais com pequenas aulas com Atividades Físicas. Envio de vídeos com dicas de alimentação saudável . Público-alvo: Prioridade pessoas acima de 60 anos de idade. Para dúvidas ou mais informações, contatar a coordenadora ou: Manuela Mika Jomori: manuela.jomori@ufsc.br; Camila Tomicki: camitomicki@gmail.com.


Clube do livro virtual
Coordenadora: Sheila Maria dos Santos
dossantos.sheilamaria@gmail.com
Carga horária: 120 horas
Horários: Presencial todas as terças-feiras: 15:00 às 17:00

Pretende-se com este clube do livro virtual abordar diversas áreas de conhecimento através da leitura das obras selecionadas e, posteriores encontros semanais para discuti-las. Além disso, constitui objetivo central do curso a capacitação do público-alvo para o uso de tecnologias necessárias para a realização do curso, tais como plataformas de lives e webconferências, bem como ferramentas para leitura e download de livros em formato pdf.
As atividades síncronas serão realizadas semanalmente para discutirmos sobre a leitura dos textos selecionados. As atividades assíncronas consistirão na leitura das obras e realização de tarefas pontuais.


Conhecendo para prevenir: Os 7 Is da saúde do Idoso
Coordenadora: Núbia Carelli Pereira de Avelar
nubia.carelli@ufsc.br
123 horas divididas em 7 cursos com carga horária diferenciadas

Cada curso terá dta e horário diferenciados, conforme previsto nas abas complementares Serão ofertados 7 cursos: 1) Incapacidade cognitiva (16 horas), 2) Instabilidade postural e quedas (16 horas), 3) Imobilidade (28 horas), 4) Incontinência esfincteriana (18 horas), 5) Incapacidade comunicativa (15 horas), 6) Iatrogenia (15 horas) e 7) Insuficência familiar (15 horas). Os cursos visam propor ações educativas multidisciplinares voltadas para redução dos riscos em saúde, promoção de saúde, bem-estar e funcionalidade, bem como preservação de saúde em geral e prevenção das incapacidades em idosos vinculados ou não ao Núcleo de Estudos da terceira Idade (NETI).
Os cursos serão abordados na modalidade à distância com 1 aula semana síncrona, 1 aula assíncrona, 1 aula tira-dúvidas e 1 atividade de fixação.

1. Incapacidade cognitiva
16 horas
Início do curso: 24/05 • Término do curso: 25/06
Inscrições: 10/05 a 21/05 – http://inscricoes.ufsc.br/incapacidade-cognitiva
Os tópicos serão abordados na modalidade à distância, com 1 aula semanal assíncrona,1 aula semanal síncrona, 1 atividade tira-dúvidas e 1 atividade avaliativa/fixação de conhecimento.
o 24/05 (08:00): Boas vindas, conhecer os participantes, expectativas, explicar a proposta do curso (1 hora síncrona)1 hora atividade assíncrona
o 31/05 (08:00): Alterações fisiológicas na cognição e humor com o envelhecimento – 1 hora síncrona, 2 horas assíncronas e 1 hora de monitoria
o 07/06 (08:00) – Avaliação da cognição – 1 hora síncrona (Psicóloga) e 1 hora de monitoria
o 14/06 (08:00) – Avaliação do humor – 1 hora síncrona (Psicóloga) e 1 hora de monitoria
o 21/06 (08:00) – Benefícios do exercício no declínio cognitivo – 1 hora síncrona (Educador físico), 2 horas assíncrona e 1 hora de monitoria
o 28/06 (08:00) – Alimentação saudável e cognição/humor – 1 hora síncrona (Nutricionista), 2 horas assíncrona e 1 hora de monitoria

2. Instabilidade postural e quedas
16 horas
Início do curso: 17/05 · Término do curso: 18/06
Inscrições: 03/05 a 14/05 – http://inscricoes.ufsc.br/instabilidade-postural-e-quedas
Os tópicos serão abordados na modalidade à distância, com 1 aula semanal assíncrona,1 aula semanal síncrona, 1 atividade tira-dúvidas e 1 atividade avaliativa/fixação de conhecimento.
o 17/05: Boas vindas, conhecer os participantes, expectativas, explicar a proposta do curso (1 hora síncrona)/1 hora atividade assíncrona/
o 24/05: Aula controle postural (1 hora síncrona)/1hora atividade assíncrona/1 hora monitoria
o 31/05: Avaliação do equilíbrio corporal (2 horas) – Entrevista com Fisioterapeuta/1 hora monitoria
o 07/06: Benefícios do exercício físico (2 horas) – Entrevista com Ariani/1 hora monitoria
o 14/06: Fatores ambientais e equilíbrio corporal (2 horas) Entrevista com Ana Lúcia/1 hora monitoria/0,5 hora atividade avaliativa

3. Imobilidade
28 horas
· Início do curso: 21/06 · Término do curso: 06/08
Inscrições: 07/06 a 18/06 – http://inscricoes.ufsc.br/imobilidade
Os tópicos serão abordados na modalidade à distância, com 1 aula semanal assíncrona,1 aula semanal síncrona, 1 atividade tira-dúvidas e 1 atividade avaliativa/fixação de conhecimento.
o 21/06: Boas vindas, conhecer os participantes, expectativas, explicar a proposta do curso (1 hora síncrona)1 hora atividade assíncrona
28/06: Avaliação da mobilidade no idosos e impacto na capacidade funcional – 2 horas síncronas, 2 horas assíncronas e 2 horas de monitoria
o 05/07: Acomodando a pessoa cuidada na cama e transferências – 1 hora síncrona (fisioterapeuta) e 1 hora de monitoria
o 12/07: Adaptações ambientais – 1 hora síncrona e 1 hora de monitoria
o 19/07: Cuidados na saúde bucal para pessoas acamadas ou com limitações físicas – 1 hora síncrona e 1 hora de monitoria
o 26/07: Serviços disponíveis e direitos do cuidador e da pessoa cuidada – 1 hora assíncrona e 1 hora de monitoria
o 02/08: Maus Tratos – 1 hora síncrona e 1 hora de monitoria
o 09/08: Cuidando do cuidador – 1 hora síncrona e 1 hora de monitoria
16/08: Orientações alimentar para aliviar sintomas (Náuseas e vômitos, dificuldade para engolir (disfagia), Intestino preso (constipação intestinal) e Gases (Flatulência) – 1 hora síncrona (Katia) e 1 hora monitoria
o 23/08: Úlcera de pressão/Escaras/Feridas – 1 hora síncrona e 1 hora de monitoria
o 30/08: Emergência no domicílio – 1 hora síncrona, 2 horas assíncronas e 1 hora de monitoria
o 06/09: Fragilidade – 1 hora síncrona e 1 hora assíncrona

4. Incapacidade comunicativa
15 horas
· Início do curso: 05/07 · Término do curso: 30/07
Inscrições: 21/06 a 02/07
Os tópicos serão abordados na modalidade à distância, com 1 aula semanal assíncrona,1 aula semanal síncrona, 1 atividade tira-dúvidas e 1 atividade avaliativa/fixação de conhecimento.
o 05/07: Boas vindas, conhecer os participantes, expectativas, explicar a proposta do curso (1 hora síncrona)1 hora atividade assíncrona
o 12/07: Alterações fisiológicas na capacidade comunicativa com o envelhecimento – 2 horas síncronas (fonoaudiólogo), 2 horas assíncronas e 1 hora de monitoria
o 19/07: Atividades para melhorar a comunicação – 2 horas síncronas (TO), 2 horas assíncronas e 1 hora de monitoria
o 26/07: Testes avaliativos – 2 horas síncronas, 2 horas assíncronas e 1 hora de monitoria

5. Iatrogenia
15 horas
· Início do curso: 30/08 · Término do curso: 24/09
Inscrições: 16/08 a 27/09
Os tópicos serão abordados na modalidade à distância, com 1 aula semanal assíncrona,1 aula semanal síncrona, 1 atividade tira-dúvidas e 1 atividade avaliativa/fixação de conhecimento.
o 30/08: Boas vindas, conhecer os participantes, expectativas, explicar a proposta do curso (1 hora síncrona)1 hora atividade assíncrona
o 06/09: Manifestações atípicas em idosos e iatrogenia – 2 horas síncronas, 2 horas assíncronas e 1 hora de monitoria
o 13/09: Medicamentos inapropriados em idosos – 2 horas síncronas, 2 horas assíncronas e 1 hora de monitoria
o 20/09: Problemas com auto-medicação – 2 horas síncronas, 2 horas assíncronas e 1 hora de monitoria

6. Incontinência Esfincteriana

18 horas
· Início do curso: 27/09 · Término do curso: 05/11
Inscrições: 13/09 a 24/09
Os tópicos serão abordados na modalidade à distância, com 1 aula semanal assíncrona,1 aula semanal síncrona, 1 atividade tira-dúvidas e 1 atividade avaliativa/fixação de conhecimento.
o 27/09: Boas vindas, conhecer os participantes, expectativas, explicar a proposta do curso (1 hora síncrona)1 hora atividade assíncrona
o 04/10: Alterações fisiológicas no sistema genitourinário com o envelhecimento – 1 hora síncrona, 2 horas assíncronas e 1 hora de monitoria
o 11/10: É normal o idoso perder urina? – 1 hora síncrona, 2 horas assíncronas e 1 hora de monitoria
o 18/10: Avaliação da incontinência – 1 hora síncrona, 2 horas assíncronas e 1 hora de monitoria
o 25/10: Perder urina tem tratamento? – 1 hora síncrona, 2 horas assíncronas e 1 hora de monitoria
o 01/11: Mudanças comportamentais na perda urinária – 1 hora síncrona e 1 hora de monitoria

7. Insuficiência Familiar
15 horas
· Início do curso: 11/10 · Término do curso: 05/11
Inscrições: 27/09 a 08/10
Os tópicos serão abordados na modalidade à distância, com 1 aula semanal assíncrona,1 aula semanal síncrona, 1 atividade tira-dúvidas e 1 atividade avaliativa/fixação de conhecimento.
o 11/10: Boas vindas, conhecer os participantes, expectativas, explicar a proposta do curso (1 hora síncrona)1 hora atividade assíncrona
o 18/10: Rede de apoio da vizinhança para o idoso – 2 horas síncronas, 2 horas assíncronas e 1 hora de monitoria
o 25 /10: O que fazer quando um idoso é maltratado? – 2 horas síncronas (assistente social), 2 horas assíncronas e 1 hora de monitoria
o 01/11: Apoio familiar – 2 horas síncronas (psicólogo), 2 horas assíncronas e 1 hora de monitoria.


Diabetes mellitus: prevenir, tratar e reabilitar
Coordenadora: Maria Elena Echevarría-Guanilo


Registrando o Dia a Dia (Programa InterIDADE no conVIVER)
Coordenadora: Andréa Holz Pfützenreuter
andrea.hp@ufsc.br

Como tratam-se de assuntos multidisciplinares a equipe organizadora irá contatar profissionais das diversas áreas do atendimento a população idosa, tais como fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos, nutricionistas, médicos, enfermeiros, odontólogos, assistente social, terapeuta ocupacional dentre outros. As atividades realizadas de forma assíncrona srerão conteúdos gravados previamente pelos palestrantes. Já as atividades síncronas serão realizadas com discussão de textos, dinâmica em grupo (adaptadas para a forma remota), grupo focal, demonstração de movimentos físicos e exercícios, debates, dentre outros.

1. Registrando o Dia a Dia
30h
08/06 a 13/08 e 24/08 a 05/11
Inscrições: 20/05 a 06/06
Entender como produzir filmes e fotos pelo celular, introduzindo a edição dos materiais e utilizando a nuvem para arquivamento. Utilizando a plataforma Moodle, os cursos serão estruturados a estimular a apresentação por audio, video e imagem dos trabalhos realizados. Sejam em momento síncrono ou por entrega de atividades. Serão disponibilizados videos interativos para o entendimento da plataforma e os procedimentos que serão adotados em cada encontro e no decorrer do curso. Prioridade para pessoas acima de 55 anos.

2. Sabores da Vida
30h
08/06 a 13/08
Inscrições: 20/05 a 06/06
As receitas de familia são laços criados entre gerações. O sabor da vida por meio de histórias vividas, das memórias entrelaçadas. Público-alvo: Acima de 17 anos. Prioridade para pessoas acima de 55 anos.

3. Histórias da Vida
30h
08/06 a 13/08
Inscrições:  20/05 a 06/06
A contação de histórias promove a vida num conto e um conto da vida. Ao mesmo tempo aprender a ouvir o aprendizado do outro, reconhece a felicidade e tristeza como momentos do caminhar na vida. Público-alvo: Acima dos 40 anos. Prioridade para pessoas acima de 55 anos.

4. Memórias da Cidade
30h
08/06 a 13/08
Inscrições: 20/05 a 06/06
A identidade de uma pessoa está enraizada no local de sua morada. Identificar os locais de identificação e perceber as mudanças da cidade, nos faz questionar como estamos acompanhando as evoluções no decorrer do tempo. Prioridade para pessoas acima de 55 anos.

5. Gerenciando o Tempo e o Dinheiro
30h
24/08 a 05/11
Inscrições: 01 a 23/08
Gerenciar o tempo das atividades cotidianas é promotor de qualidade de vida, pois minimiza os efeitos da ansiedade e percepção de realização. Se o tempo for entendido como dinheiro, como administra-lo no decorrer da vida, quando as metas são diferentes? Público-alvo: Acima dos 18 anos. Prioridade para pessoas acima de 55 anos.

6. Perfeito do jeito que sou
30h
24/08 a 05/11
Inscrições: 01 a 23/08
Reconher-se e perceber as mudanças corporais, espirituais e sensoriais no desenvolver do tempo, são processos que nos libertam para autoaceitar-se e amar-se, do jeito que somos. Prioridade para pessoas acima de 55 anos.

7. Pertencer e escolher
20h
24/08 a 05/11
Inscrições: 01 a 23/08
Quais são as opções de compra que faço na vida? Como estou cuidando do meio ambiente que convivo? O que faço para minimizar o desperdício? Essas são as perguntas norteadoras para discussão do EU promotor do BEM e da qualidade de vida ambiental. Público-alvo: Acima dos 30 anos. Prioridade para pessoas acima de 55 anos


Memórias dos tempos de escola: memórias que ficarão online
Coordenador: David Antonio da Costa
david.costa@ufsc.br
Carga horária total: 120h (60h síncronas e 60 assíncronas)
Cada curso terá data e horário diferenciados
Público-alvo: Participantes do NETI e comunidade em geral com 50 anos ou mais. É preciso ter acesso à internet e habilidade com o uso de computador e/ou celular para acompanhar as aulas online.

A proposta insere-se na temática da capacitação de idosos para uso das tecnologias do cotidiano. Por meio de relatos individuais, rodas de conversas, gravações e diferentes expedientes que articulam tempos escolares vividos pelos participantes e base de dados de história da educação, será possível promover uma articulação entre uso de tecnologias, memórias e incremento de base de dados para pesquisas sobre história do ensino, em particular, história da educação matemática. Uma parte importante desta proposta está ancorada no segmento relacionado ao curso de introdução a fotografia digital. Debruçar-se sobre a história da fotografia permitirá abordar suas transformações técnicas e seus devidos usos; cotejar a fotografia analógica com a fotografia digital assim como explicar diferenças na obtenção, reprodução, edição, veiculação e usos da imagem. O desenvolvimento dessa proposta pelos professores proponentes articula-se inicialmente aos dois cursos: Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Há perspectivas no enraizamento desta proposta ganhar mais espaços com outros cursos da universidade. outra hora assíncrona para desenvolvimento de atividades, estudos, prática e revisita as aulas gravadas. Os bolsistas estarão on-line em horários divulgados em períodos de contra-turno ampliando possibilidades de atendimento.
As aulas serão realizadas por meio do acesso ao ambiente RNP/Google Meeting institucional UFSC. O AVEA (Ambiente Virtual de EnsinoAprendizagem) será o Moodle Grupos. Este ambiente possibilita inserção dos vídeos de apresentação/interlocução (BBB), aulas on line e gravadas para posteriormente serem disponibilizadas de forma assíncrona para os participantes. As atividades, tarefas, fóruns, criação de portfólio dos alunos, são alguns dos recursos planejados para o desenvolvimento deste programa.

1. Iniciação as ferramentas informáticas do google e RCD da UFSC
Carga horária: 15h + 15h
07/05 a 25/06, Sexta-feiras, 16h – 18h
Inscrições: 16/04 a 26/04 – http://inscricoes.ufsc.br/iniciacao-ferramentas-google-repositorio
Ferramentas do Google: Gmail, Google fotos, Google drive. O RCD da UFSC: Comunidade, sub-comunidade, coleção. Ferramenta de busca. Familiarização.

2. Introdução à fotografia digital
Carga horária: 15h + 15h
Coordenação compartilhada com: Carlos Eduardo Reis – reisced@gmail.com
História da fotografia. Elementos de uma fotografia. Noções básicas da fotografia digital. Edição de fotografias digitais. Lendo fotografias: o consumo da imagem fotográfica atualmente.

3. Cultura, Patrimônio e Educação. História oral: Infância escolar
Carga horária: 15h + 15h
Coordenação compartilhada com: Carlos Eduardo Reis (reisced@gmail.com) e Iara Zimmer (profiaraz@gmail.com)
Exposições Universais; As grandes festas didáticas (desfiles, fanfarras, …); Objetos da escola (carteiras, ardósia, tinteiro, …); Rodas de conversas sobre tempos passados escolares. Memória visual da vida escolar.

4. Meu portfólio: relatos, imagens, objetos
Carga horária: 15h + 15h
Coordenação compartilhada com: Carlos Eduardo Reis (reisced@gmail.com) e Iara Zimmer (profiaraz@gmail.com)
Tratamento informático: imagens, depoimentos orais. Inserção de itens no RCD.


Núcleo de Humanização, Arte e Saúde/Cursos NETI
Coordenador: Walter Ferreira de Oliveira
walteroliveira.ufsc@gmail.com
Carga horária: 30h cada curso

1. Cultura e arte para a Terceira Idade
11/05 a 17/08 às terças-feiras das 9h às 11h – é preciso ter acesso à internet
Inscrições: 26/04/21 a 17/05/21 http://inscricoes.ufsc.br/cultura-arte-teceira-idade
Os papéis da arte e da cultura na Terceira Idade; arte e estética: artes plásticas e visuais; cultura, literatura; cinema, teatro, palhaçaria, dança, gastronomia, música como elementos estruturantes da cultura; e tecnologia, mídias sociais como fatores de disseminação artística e cultural. O curso será realizado através da plataforma Moodle UFSC e estruturado em atividades síncronas e assíncronas, em ciclos semanais. As atividades terão como estratégia pedagógica a dialogicidade, práticas orientadas e vinculadas à humanização e análise e discussão de materiais audiovisuais. Exercícios de reflexão e fixação poderão ser sugeridos aos participantes. Membros da equipe, inclusive bolsistas, e convidados, conduzirão as atividades, previamente estabelecidas e encadeadas em uma ordem lógica. Constarão do programa temas vinculados à humanização, abordados de maneira abrangente e buscando uma expansão do conhecimento dos participantes sobre os temas.
Público-alvo: Idosos acima de 50 anos SEM diagnósticos de afecções que influenciem atividades cognitivas e de comunicação.

2. Jornadas de Cultura e Arte
03/08 a 30/11 às terças-feiras das 9h às 11h
Inscrições: 26/04/21 a 17/05/21 – http://inscricoes.ufsc.br/jornadas-cultura-arte
O que é humanização: humanização nos cenários da terceira idade, família e amigos; Dimensões da humanização: saberes, emoções e o papel da espiritualidade; Práticas humanizadoras: Promovendo a humanização através da comunicação e expressão; Inclusão digital e tecnológica; práticas de humanização frente à pandemia Covid-19. Público-alvo: Idosos acima de 50 anos SEM diagnósticos de afecções que influenciem atividades cognitivas e de comunicação.

3. Humanização nos cenários da Terceira Idade 
11/05 a 17/08 às terças-feiras das 9h às 11h
Os papéis da arte e da cultura na Terceira Idade; arte e estética: artes plásticas e visuais; cultura, literatura; cinema, teatro, palhaçaria, dança, gastronomia, música como elementos estruturantes da cultura; e tecnologia, mídias sociais como fatores de disseminação artística e cultural. Pùblico-alvo: Idosos acima de 50 anos COM diagnósticos de afecções que influenciam atividades cognitivas e de comunicação (Ex.: Afasia, demência, Alzheimer, Doença de Parkinson).

4. Jornadas de Humanização
03/08 a 30/11 às terças-feiras das 9h às 11h
O que é humanização: humanização nos cenários da terceira idade, família e amigos; Dimensões da humanização: saberes, emoções e o papel da espiritualidade; Práticas humanizadoras: Promovendo a humanização através da comunicação e expressão; Inclusão digital e tecnológica; práticas de humanização frente à pandemia Covid-19. Público-alvo: Idosos acima de 50 anos COM diagnósticos de afecções que influenciam atividades cognitivas e de comunicação (Ex.: Afasia, demência, Alzheimer, Doença de Parkinson).


Nutrição e Memória
Coordenadora: Francieli Cembranel
francieli.cembranel@ufsc.br
Carga horária: 60 horas (presenciais) – Todas as atividades: 200 horas
Turma 1: de 14 de maio a 13 de agosto de 2021 – 60 vagas
Horário: on-line, às sextas-feiras, das 14h às 16h
Público-alvo: Indivíduos com idade igual ou maior a 50 anos
Inscrições: 28 de abril a 04 de maio de 2021 – http://inscricoes.ufsc.br/nutricao-e-memoria

O curso tem como objetivo compartilhar com seus participantes conhecimentos sobre a importância da alimentação saudável para a saúde global e sobretudo para a cognição, com ênfase na influência de micronutrientes específicos da dieta na função cognitiva. Trata sobre os benefícios de alguns nutrientes da dieta que parecem ser fundamentais para adiar ou mesmo desacelerar a progressão do declínio cognitivo e alcançar um envelhecer com melhor qualidade de vida. Metodologia: Aulas síncronas e assíncronas. É preciso ter acesso à internet e computador, e domínio mínimo para acompanhar as aulas em plataforma on-line, uma vez que em razão da pandemia provocada pela COVID-19, as aulas excepcionalmente serão ministradas em sala do Moodle Grupos UFSC.

Cartaz de divulgação.


O Protagonismo do Idoso no Uso Adequado de Plantas Medicinais e Preservação do Meio Ambiente
Coordenadora: Maique Weber Biavatti
maique.biavatti@ufsc.br ou hortodidaticoufscccs@gmail.com
Carga horária: 120 horas

As aulas síncronas serão nas terças-feiras das 15:00 às 17:00 horas.

O Programa “O Protagonismo do Idoso no Uso Adequado de Plantas Medicinais e Preservação do Meio Ambiente” é composto por 5 cursos de 24 horas (12 horas síncronas e 12 horas assíncronas), conforme programação que segue abaixo. Os cursos se destinam, preferencialmente, para pessoas com 50 anos ou mais. A cada curso será incentivado o protagonismo do idoso com suas experiências de vida e a troca de saberes entre os sujeitos envolvidos com rodas de conversa e outras atividades. O acesso dos idosos ao moodle, as aulas virtuais e ferramentas de pesquisa online será acompanhada pela equipe do programa.

Curso 1 – Dialogando com os idosos sobre a história das plantas medicinais e as ferramentas on-line
Horário: terças-feiras 15:00 às 17:00 horas
Início: 11/05/2021
Conteúdo: história do uso de plantas medicinais; plantas de cuidado em medicinas indígenas; etnobotânica e morfologia vegetal; ferramentas on-line para identificação de plantas, informações sobre uso de plantas medicinais e interações com medicamento.

Curso 2 – O Protagonismo do idoso na preservação ambiental
Horário: terças-feiras 15:00 às 17:00 horas
Início previsto (a confirmar): 15/06/2021
Conteúdo: compostagem, permacultura e agroecologia; a planta como um ser vivo fotossintético produtor de vida: interações de plantas com outros organismos e a importância da conservação de espécies; plantas medicinais exóticas e nativas; plantas ruderais; cultivo de plantas medicinais; hortas urbanas e plantas alimentícias não convencionais/PANCs.

Curso 3 – O Protagonismo do idoso no uso seguro e adequado de plantas medicinais no sistema respiratório, digestivo e genitourinário
Horário: terças-feiras 15:00 às 17:00 horas
Início previsto (a confirmar): 27/07/2021
Conteúdo: reconhecendo as plantas medicinais: estudo, cuidados e forma de uso seguro das espécies Marcela, Malvariço, Boldo, Espinheira-santa, Tansagem, Malva, Aroeira, Erva-santa, Gengibre, Alfavaca-anisada, Guaco, Mil-folhas, Funcho, Alcachofra, Eucalipto, Carqueja, Poejo, Agrião e Amora; interações planta-medicamento e planta-planta.

Curso 4 – O Protagonismo do idoso no uso seguro e adequado de plantas medicinais no sistema locomotor e epiderme
Horário: terças-feiras 15:00 às 17:00 horas
Início previsto (a confirmar): 14/09/2021
Conteúdo: reconhecendo as plantas medicinais: estudo, cuidados e forma de uso seguro das espécies Feijão-guandú, Erva-baleeira, Aveia, Cúrcuma, Chapéu-de-couro, Babosa, Arnica, Unha-de-gato, Garra-do-diabo, Mastruço-rasteiro, Erva-de-santa-maria, Bardana, Calêndula, Malva, Camomila, Alfavaca-cravo.

Curso 5 – O Protagonismo do idoso no uso seguro e adequado de plantas medicinais para distúrbios de humor
Horário: terças-feiras 15:00 às 17:00 horas
Início previsto (a confirmar): 19/10/2021
Conteúdo: reconhecendo as plantas medicinais: estudo, cuidados e forma de uso seguro das espécies Capim-limão, Citronela, Melissa, Salva, Valeriana, Maracujá, Camomila, Laranja, Mulungu, Alecrim, Lavanda e Losna.


Programa de Educação na Perspectiva da Inclusão, das Tecnologias e Alteridade – Partilhas nas Artes e nas Ciências com pessoas da meia idade e idosas
Coordenadora: Renata Orlandi
renata.rorlandi@ufsc.br
Carga horária: 130 horas
Cada curso tem seu período de execução, data e horário, os quais encontram-se no link de inscrição de cada um deles
Prioridade: pessoas acima de 60 anos de idade.

1- Yôga para pessoas de meia idade e idosos
24 horas
Início: 7 de maio.
Sextas às 9h da manhã.
Inscrições: Entre 31/03/2021 e 10/05/2021 – http://inscricoes.ufsc.br/yoga-para-pessoas-de-meia-idade-e-idosos.
Auto-disciplina, Posturas físicas, Exercícios Respiratórios, Concentração, Meditação, ampliação da consciência de si e do entorno Práticas de yôga síncrona e disponibiização de material de apoio assíncrono.

2 -Estímulo à memória de idosos por meio do Ensino de Libras
28 horas
Início: 3 de maio.
Segundas e quartas às 15 horas.
Inscrições: Entre 31/03/2021 e 10/05/2021 – http://inscricoes.ufsc.br/202104230.
Introdução à língua brasileira de sinais: usar a língua em contextos que exigem comunicação básica, como se apresentar, realizar perguntas, responder perguntas e dar informações sobre alguns aspectos pessoais (nome, endereço, telefone). Conhecer aspectos culturais específicos da comunidade surda brasileira Ensino de Libra síncrono sistematizado com vistas à promoção da plasticidade cerebral. Atividades assíncronas voltadas à plasticidade cerebral com foco na Libras, englobando fóruns, indicação de literatura, obras de arte e disponibilização de vídeos com exercícios linguísticos .

3 – Tecendo a maturidade: memórias afetivas no artesanato da vida
30 horas
Início: 7 de junho.
Segundas-feiras.
Inscrições: Entre 01/03/2021 a 10/06/2021 – http://inscricoes.ufsc.br/tecendo-a-maturidade-memorias-afetivas
Resgate de memórias afetivas relacionadas ao artesanato. Realização de práticas diversas relacionadas às manualidades (crochê, bordado, mandala de fios, dentre outros). Reflexões sobre o artesanato sustentável e o meio ambiente. O processo metodológico do curso será alinhado à perspectiva da produção coletiva, crítica, reflexiva e contextualizada do conhecimento, visando o favorecimento da apreensão de conceitos significativos aos cursistas, privilegiando-se estratégias vivenciais, fazendo o uso de recursos e materiais reaproveitados disponíveis na residência de cada cursista.

4- Educação em saúde no processo de envelhecimento
24 horas
Início: 2 de agosto.
Segundas-feiras.
Inscrições: Entre 04/03/2021 a 20/07/2021 – http://inscricoes.ufsc.br/educacao-em-saude-no-processo-de-envelh.
Desenvolvimento humano e envelhecimento ativo, educação em saúde e promoção de bem estar, atividade física, cuidados nutricionais e saúde mental no processo de envelhecimento.
O processo metodológico do curso será alinhado à perspectiva da produção coletiva, crítica, reflexiva e contextualizada do conhecimento, visando o favorecimento da apreensão de conceitos significativos aos cursistas, privilegiando-se estratégias vivenciais.

5- Letramento e Sabedoria Digital, Ética na Internet e Processo de Envelhecimento
24 horas
Início: 4 de outubro.
Segundas-feiras.
Inscrições: Entre 05/04/2021 a 20/09/2021 – http://inscricoes.ufsc.br/letramento-e-sabedoria-digital-etica-na
Informação versus conhecimento, identificação de fake news e bom uso das redes sociais. O processo metodológico do curso será alinhado à perspectiva da produção coletiva, crítica, reflexiva e contextualizada do conhecimento, visando o favorecimento da apreensão de conceitos significativos aos cursistas, privilegiando-se estratégias vivenciais, neste caso, privilegiando a familiaridade com a interatividade digital.


Psicologia, velhice e envelhecimento humano
Coordenadora: Ana Maria Justo
ana.justo@ufsc.br
Carga horária: 120horas
Cada curso terá seu programa, período de execução, data e horário.
Haverá a realização de atividades via plataforma virtual, tais como assistir a filmes, leituras de textos e produção de textos escritos.

1. Envelhecimento e desenvolvimento humano
30h
Quartas-feiras, 19h, com início em 05/05
Inscrições: 12 a 26 de abril – http://inscricoes.ufsc.br/psicologiaenvelhecimento
A psicologia do desenvolvimento e suas principais teorias; O Envelhecimento e a Psicologia; Envelhecimento Ativo. Aulas quinzenais, com exposição de conteúdo seguido de debate. É preciso ter acesso à internet e disponibilidade para participar de encontros nas quarta-feiras das 19h às 20:30. Os encontros síncronos serão quinzenais, alternados com atividades assíncronas quinzenais.

2. Envelhecimento e Sociedade
30h
Segundas-feiras, 16h, com início em 03/05
Inscrições: 12 a 26 de abril – http://inscricoes.ufsc.br/encelhecimentoesociedade
Significados da velhice e do envelhecimento na sociedade; Preconceito relativo à idade; Intergeracionalidade; Políticas Públicas voltadas às pessoas idosas. Aulas quinzenais, com exposição de conteúdo seguido de debate. É preciso ter acesso à internet e disponibilidade para participar de encontros nas segundas-feiras das 16h às 17:30.  Os encontros síncronos serão quinzenais, alternados com atividades assíncronas quinzenais.

Corpo, Afetos, Sexualidade e Envelhecimento
30h
A confirmar horários; início em agosto.
O envelhecimento do corpo; aspectos físicos, psicológicos e sociais; Gênero e envelhecimento; Amor na Velhice, Conversando sobre sexualidade. Aulas quinzenais, com exposição de conteúdo seguido de debate. Os encontros síncronos serão quinzenais, alternados com atividades assíncronas quinzenais.

Morte e o morrer: interlocuções com a psicologia
30h
A confirmar horários; início em agosto.
A morte e seus significados; Aspectos históricos; Conceitos e tipos de luto; Cuidados paliativos; Diretivas Antecipadas de Vontade; Diferentes rituais de despedida ao redor do mundo. Aulas quinzenais, com exposição de conteúdo seguido de debate. Os encontros síncronos serão quinzenais, alternados com atividades assíncronas quinzenais.